Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Denunciado por estupro mais uma vez, Gabriel Monteiro é perigo à sociedade

O ex-vereador teve a prisão preventiva decretada ontem pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro - Fernando Frazão/Agência Brasil
O ex-vereador teve a prisão preventiva decretada ontem pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Colunista de Universa

09/11/2022 04h00

O ex-vereador Gabriel Monteiro foi preso na terça-feira (8) depois de dezenas de denúncia que vão de estupro, a relações com menores de idade e assédio moral. "Finalmente", pensamos.

Mas tem um detalhe importante: Gabriel não foi preso por causa de todas as denúncias que já existiam contra ele e que fizeram com que ele tivesse seu mandato na câmara dos vereadores do Rio de Janeiro cassado (em agosto, depois de uma investigação da casa) e passasse a ser investigado pelo Ministério Público. A denúncia que fez com que o youtuber tivesse sua prisão decretada foi de um suposto estupro praticado em julho, quando ele já era investigado.

Segundo a vítima, Monteiro a teria estuprado e esfregado um revólver na sua cara, além de ter batido na sua cara. O horror.

Se de fato ele for culpado por esse novo crime, Gabriel teria praticado um estupro enquanto era investigado por outro estupro. Absurdo assim.

Isso quer dizer que Gabriel seria um estuprador em série? Pode ser que sim. Mas acredito também que ele sempre teve uma certeza: a de que ficaria impune. Ele já demonstrou isso de várias maneiras.

Depois de se tornar inelegível, ele deu seu "jeitinho" e colocou sua irmã e seu pai como candidatos. Sua foto ia junto, vendendo os candidatos. Os dois foram eleitos. Ou seja, ele tem até motivos para acreditar na impunidade.

Nessa ocasião, escrevi que era absurdo que ele colocasse o pai e a irmã como candidatos. E Gabriel, então, fez um vídeo para seus milhões de seguidores me ridicularizando.

Ou seja, você perde o seu mandato, coloca seu pai e sua irmã para concorrer e faz campanha com eles. E quando uma jornalista comenta o absurdo disso, você, bem folgado, tenta ridicularizá-la e fazer bullying.

Gabriel se diz inocente. Inclusive, diz que por isso mesmo se apresentou à polícia quando soube que sua prisão seria decretada. Confesso que acredito que se entregar parece parte da estratégia e certeza da impunidade.

Isso porque as acusações contra ele seguem sempre o mesmo padrão. Nas quatro denúncias de estupro que foram analisadas pela Câmara dos Vereadores, as mulheres relatam situações de violência. Algumas delas dizem que a relação começou de forma consentida e ele se tornou violento. Elas pediram para parar. Ele não parou. Muitos homens não sabem, mas isso é estupro. Será que Gabriel acha que vai se safar porque as meninas disseram sim no começo? Que a carta do machismo resolverá todos os seus problemas?

É possível. Mas tomara que essa certeza que ele tem de que pode se safar não se concretize. São muitas denúncias. E se outra foi feita durante a investigação, isso significa que ele realmente não pode responder a esse processo em liberdade. Ao que tudo indica, Gabriel Monteiro é um homem perigoso para a sociedade.