Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bianca, Grazi, Jade: por que a solterice das mulheres ainda incomoda tanto?

A influenciadora Bianca Rosa, que publicou um ensaio em que beija homens e mulheres, deixando claro que estava solteira e livre - Reprodução/ Twitter
A influenciadora Bianca Rosa, que publicou um ensaio em que beija homens e mulheres, deixando claro que estava solteira e livre Imagem: Reprodução/ Twitter

Colunista de Universa

13/06/2022 11h48

Ontem foi Dia dos Namorados. E, como acontece todos os anos, muitas pessoas passaram a data solteiras. Isso é normal. E, como já não temos mais 15 anos, sabemos que isso não tem problema algum. Ou não?

Pelo jeito, em pleno 2022, as mulheres ainda precisam se explicar se estão solteiras, como se isso fosse algo errado. É óbvio, mas me sinto na obrigação de repetir: problema a gente tem quando namora um cara abusador. E ficar solteira pode ser muito bom.

A cobrança veio com tudo para cima de várias famosas que mostraram estar solteiras e felizes no dia 12 desse ano.

Foi o caso da influenciadora Bianca Rosa, que publicou um ensaio em que beija homens e mulheres, deixando claro que estava solteira e livre. No Twitter, ela postou uma das fotos e escreveu: "Essa sou eu, quem quiser aceitar, ótimo. Quem não quiser não sabe o que está perdendo".

Entre as reações, houve comentários de mulheres (e isso é sempre mais assustador) recriminando a moça. "Quando seus 50 anos chegar (SIC) vamos ver se ainda vai manter essa fase. Maturidade ensina muito", disse uma seguidora.

Não, maturidade é saber que não precisa namorar para ser feliz e conseguir ser livre de corpo e espírito. E também não existe idade certa para ser feliz solteira.

Pelo contrário, conforme o tempo passa, mais seguras e menos presas a convenções bobas nós ficamos.

A atriz Grazi Massafera, 39 anos, uma das cobradas por estar solteira, é uma das mulheres que sentem esse efeito libertador do tempo. Ontem, no "Domingão com Huck", ela disse que está superapaixonada por ela mesma. "Estou superapaixonada por mim mesma. Eu achava essa frase supernarcisista antes, mas eu acho que, com o tempo, você vai entendendo o poder disso. Você se sente bem."

grazi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Perto de completar 40 anos, Grazi Massafera disse estar "se achando"
Imagem: Reprodução/Instagram

Grazi sabe também que é mais cobrada no quesito "como assim você não está namorando?" por ser mulher.

"É uma pressão, né? A gente que é mulher, quando a gente não está do lado de alguém, é como se você não fosse validada como mulher. Que coisa louca, né? É como se você precisasse de alguém do lado para ser uma mulher bem resolvida, sendo que não é isso", disse.

Não é mesmo. Ser bem resolvida é não precisar estar do lado de alguém para se sentir merecedora de felicidade, completa e madura.

Só que, no caso das mulheres, essa pressão é realmente desproporcional e começa cedo.

A youtuber Jade Picon também usou as redes sociais para um desabafo do Dia dos Namorados. Ela disse que estava sendo pressionada para "assumir algum namoro".

"Vou usar essa data maravilhosa para fazer um pronunciamento importante, pelo menos pra mim. Tenho 20 anos, sou bem decidida, resolvida e estou muito feliz. Ultimamente, venho me sentindo um pouco pressionada. Então eu vou ser bem breve: eu estou solteira com todas as letras. E o que isso quer dizer? Quer dizer que não estou namorando, que não estou ficando sério, não tenho compromisso fixo com ninguém."

Jade, como ela mesma lembrou, tem apenas 20 anos. Vocês já viram algum menino da mesma idade ser pressionado a assumir um namoro, mostrar que tem um relacionamento sério? Pelo contrário, eles são incentivados a "aproveitar a vida" solteiros.

No caso das mulheres, aprendemos cedo que a pressão é desproporcional e cai mais forte em cima da gente. "A régua para homem não é a mesma para mulher", disse Jade que, repito, só tem 20 anos e mesmo assim teve que fazer vídeo explicando o fato de não ter namorado.

Quando iremos, finalmente, sair do século 19?

Quando aceitarão que uma mulher não precisa estar acompanhada por um homem? E até quando vamos ter que fazer essas perguntas tão óbvias?