Topo

Mayumi Sato

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Masturbação e orgasmo podem diminuir cólicas menstruais. Entenda

"Durante o orgasmo, o útero contrai, mas relaxa totalmente em seguida", diz especialista - Freepik
'Durante o orgasmo, o útero contrai, mas relaxa totalmente em seguida', diz especialista Imagem: Freepik

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista de Universa

08/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em maio celebram-se dois movimentos importantes, o mês da visibilidade menstrual e o mês da masturbação. Logo de cara parece que as duas coisas não têm ligação, mas te garanto que sim.

Lá no início dos tempos, a masturbação era vista por diversas sociedades como uma prática imoral e até mesmo prejudicial, mas claro que isso está bem longe de ser verdade. A masturbação auxilia no alívio de dores relacionadas à menstruação e outros sintomas ginecológicos, gera sensação de bem-estar, melhora o sono e traz diversos benefícios à saúde da mulher.

Para saber mais sobre o assunto, conversei com a obstetriz especialista em saúde íntima, fundadora e CEO da Inciclo Mariana Betioli.

Universa - Como a masturbação feminina pode auxiliar no alívio de dores e sintomas menstruais?
Mariana -
O orgasmo é muito eficiente no alívio das cólicas menstruais. A cólica é a contração do útero para expelir a menstruação. Durante o orgasmo, o útero também contrai, mas relaxa totalmente em seguida. E esse relaxamento é um dos responsáveis pelo alívio das cólicas. O outro é a ação dos hormônios no organismo. Durante o orgasmo, o corpo libera ocitocina, endorfina e dopamina, que vão promover uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Grande parte das mulheres tem aumento de libido durante a menstruação, mas elas acabam se privando de sentir prazer seja com a masturbação ou mesmo do sexo por causa do sangue e toda a bagunça que pode acontecer. Nestes casos, indico o uso do disco menstrual, um tipo de coletor que é colocado no fundinho da vagina e mantém o sangue dentro do corpo mesmo durante o orgasmo. Ele possibilita que a mulher se toque, use brinquedos erótico ou mesmo tenha sexo com penetração sem que o sangue vaze.

Quais benefícios a masturbação traz?
Mariana - Além de aliviar a cólica menstrual, a masturbação promove uma sensação de bem-estar, melhora o humor, a autoestima, a concentração, diminui o estresse e a ansiedade, ajuda a melhorar o sono e fortalece nosso sistema imunológico. Dentro da relação a dois ela também é importante pois é uma forma de a mulher aprender mais sobre o que gosta e coloca isso em prática no encontro sexual [...]. Quanto mais a mulher se conhecer e sentir prazer, mais desejo ela vai ter, ou seja, aumenta a libido.

Durante o período de ciclo menstrual, a masturbação é eficaz até que ponto?
Mariana - Alguns estudos relatam que a masturbação é eficaz para o alívio da cólica menstrual em 90% das mulheres. Se a cólica for intensa, é provável que não cesse, mas muito provavelmente vai aliviar.

'É preciso desmistificar tabus'

Mensalmente são comemorados diversos movimentos, mas qual a importância de celebrar a masturbação e a menstruação? Marina me conta que por serem assuntos considerados tabus, a importância é redobrada para desmistificar os temas: "É preciso falar sobre eles para que as pessoas desmistifiquem as crenças históricas. Acredito que só com informação de qualidade poderemos ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o funcionamento do próprio corpo e cuidar da melhora da saúde, higiene e sexualidade", diz.

Será que a masturbação em excesso pode ser prejudicial à nossa saúde? Adianto que as notícias são boas!

"Masturbação com muita frequência não é prejudicial", diz a especialista, ao contar que é importante ter cautela no uso de brinquedos como vibradores, por exemplo: "Quando o clitóris é repetidamente estimulado de forma muito intensa, pode acabar ficando menos sensível a toques mais suaves. A dica é usar a vibração leve e não pressionar tanto".

Agora que já conhece os benefícios da masturbação durante o período menstrual, é hora de usar essas dicas em prol da sua saúde física, mental e sexual.

Mayumi Sato