Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Libido e tesão, uma vez perdidos, tem como recuperar? Eles dizem que sim

fizkes/Getty Images/iStockphoto
Imagem: fizkes/Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

13/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tanto faz se é um relacionamento casual, namoro recente, ou um casamento de anos, é comum que em algum momento o tesão 'acabe'. Isso acontece por vários motivos, desde falta de inovação durante o sexo, até mesmo indisposição de um ou ambos.

Conversei com um casal que tem tudo a ver com o tema. Juntos há mais de quatro anos, o casal Sr & Sra Libido conta que tesão não se resume apenas ao ato sexual: "Descobrimos que temos muitas coisas em comum, uma delas é o tesão condicionado a coisas não físicas, tipo comportamento, papo, ambiente. Uma palavra mal colocada intencionalmente, mesmo sendo a pessoa mais linda do mundo, se dissipa feito fumaça."

Antes de saber se a libido pode ser recuperada, é importante questionar quais são as atitudes que podem acabar com o tesão ou o interesse em alguém. De acordo com uma pesquisa do Sexlog sobre esse tema, já na primeira pergunta, 89% das pessoas contam que já passaram por situações onde perderam o interesse pelo parceiro (a); dessas, 42% disseram que aconteceu de forma natural, 51% garantiu que foi por algo que a outra pessoa fez, enquanto apenas 7% admitiu ter sido o causador do desinteresse.

Sobre a falta de envolvimento no relacionamento, 37% das pessoas dizem que surgiu no início, enquanto ainda se conheciam, 12% com pouco tempo de relacionamento, enquanto 51% revelou ter percebido a falta de tesão no (a) parceiro (a) ao estar a um certo tempo com a pessoa.

Para saber mais sobre a ausência de libido em relacionamentos mais longos, conversei com a Psicóloga e Sexóloga Bruna Coelho, graduada pela FEAD com especialização em Gênero, Diversidade e Sexualidade Humana pela UFMG. Segundo ela, a diminuição do interesse e a falta do desejo sexual no relacionamento são as principais causas de conflitos entre os casais. "É comum que, com o tempo, a relação chegue a um ponto mais estável".

O casal Sr & Sra Libido mencionam ainda que a tensão profissional, ou foco em realizar determinada atividade não relacionada ao sexo, também acaba interferindo no tesão.

De acordo com a sexóloga, a diminuição na libido por conta dos problemas cotidianos é mais comum do que a gente pensa: "Problemas financeiros, stress [...] Se existem problemas pessoais que afetam esse relacionamento, isso vai impactar no humor, no parceiro, na parceira e consequentemente gerar conflitos e inseguranças."

Nada de sair se preocupando: "Tem casais que têm uma frequência sexual mais baixa, e essa frequência não diz respeito a falta de desejo, mas sim, às vezes, a vida da pessoa, os horários, o tempo que a pessoa tem para se dispor para isso."

Perdi o tesão, é possível reparar?

De acordo com a sexóloga Bruna Coelho sim! "É reparável até certo ponto. Tem pessoas que de fato perdem o desejo porque mudou o foco. As relações se transformam. Se o casal identificar esses pontos de convergência, é possível transformar. Ao fazer uma avaliação de qual momento o casal está passando, é possível transformar, trazer elementos novos ou até mesmo restaurar uma linguagem que garanta esse tipo de conexão."

Prontos para a mudança? Fica de olho nesses vilões:

  • Falta de tempo e estresse;
  • Brigas e cobranças;
  • Sexo ruim

Restaure o erotismo do relacionamento, aposte em momentos diferentes, invista em fetiches e desejos em comum. A sedução faz parte do tesão!

Me conta aqui nos comentários se você já passou por isso, e o que fez para recuperar a libido!

Mayumi Sato