Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pegação ou relação séria? App torna obrigatório mostrar intenção em perfil

Sinceridade é a melhor estratégia nos aplicativos de encontro? - CoffeeAndMilk/ iStock
Sinceridade é a melhor estratégia nos aplicativos de encontro? Imagem: CoffeeAndMilk/ iStock

Colunista de Universa

05/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O site de encontros Badoo acaba de lançar um novo recurso na sua plataforma que torna obrigatório o preenchimento de um campo no qual você deve dizer qual é, afinal, a sua intenção ali:

- Encontros casuais: "Quero ter encontros e me divertir, sem rótulos!"
- Relacionamento sério: "Procuro por algo duradouro, sem joguinhos."
- Conhecer novas pessoas: "Quero conversar e ver no que dá, sem pressão."

De acordo com a plataforma, as pessoas tiveram uma média de cinco encontros fracassados no último ano, desperdiçando cerca de 47,50 libras (em torno de R$ 356) em cada primeiro encontro e deixando mais da metade deles (78%) se sentindo estressadas e esgotadas. A exigência de "identificação de intenção" é tornar as experiências mais interessantes e com mais chance de dar certo:

Ter encontros é mais divertido quando você está na mesma página. Depois de descobrir que as intenções incompatíveis são um dos maiores fantasmas de quem está à procura de um novo par, começamos a criar o antídoto. O novo recurso os ajuda a encontrar pessoas que procuram as mesmas coisas que elas para que consigam o que desejam mais cedo.

Natasha Briefel, diretora de marketing do Badoo

Aproveitei a deixa para lançar uma pesquisa lá no meu Instagram e entender um pouco mais sobre esse desconforto causado por não saber exatamente o que o outro, durante a paquera, realmente quer. Cerca de 1.100 pessoas responderam e os resultados foram os seguintes:

  • 67% disseram que é difícil saber exatamente o que as pessoas procuram e, para 60% isso incomoda bastante! Ainda assim, a maioria diz que não confiaria no status escolhido para se autoclassificar num aplicativo de encontros
  • 72% acreditam que as pessoas mentiriam e responderiam o que elas acham mais adequado, e não exatamente a verdade
  • Ainda assim, 87% juram de pé junto que seriam sinceros na resposta e tudo indica que a maioria não sabe exatamente o que quer, pois:
  • 27% procuram algo puramente casual
  • 6% querem um relacionamento sério
  • 67% só querem conversar e ver no que vai dar

Algumas pessoas compartilharam suas experiências nos aplicativos e mostraram que, nem sempre, a sinceridade funciona (mas às vezes sim):

"Ontem mesmo falei com uma garota e fomos super abertos nas intenções, ela disse que tem crush que sai pra dar umas transadas mas que não rola namorar e eu também. Achei digno."

"Minha esposa conheceu um casal no Tinder e conversando com a mulher, ficou encantada, louca pra ficar com ela. Só na hora do encontro, ao vivo, descobrimos que ela não era bi, e queriam só troca. Foi uma decepção."

"Uma vez conversei com uma mulher, marcamos um date e no meio do papo disse que não me casaria de novo. Ela me esculachou, disse que eu deveria colocar isso no meu perfil, que estava perdendo tempo. Levantou e foi embora."

Teve uma que depois de meia hora de papo me bloqueou porque eu disse que meu signo era Escorpião... kkkkk

"Conheci uma mulher, batemos papo, trocamos contato e na mesma hora ela me ligou (já estranhei, quem telefona hoje em dia?). Começamos a conversar, eu falei que tinha filhos e ela disse: 'nunca namorei homem com filhos'. Eu respondi: 'mas a gente nem se conhece e você já quer namorar?'. Mal acabei a frase e ouvi "tu tu tu tu". Desligou na minha cara e bloqueou em tudo... kkkk"

Usei o Tinder uma vez em outro estado, no início desse ano, só pra buscar um possível date pra passar o tempo. Agora sou uma mulher apaixonada que faz ponte aérea para viver um romance.

"O cara com quem estou saindo agora conheci num app. Quando ele puxou conversa, eu já fui logo perguntando: onde você pensa um primeiro date? Bar, hotel, motel? O que você procura aqui? O que viu na minha bio que te interessou? Mandei logo essas porque tava de saco cheio de conversa mole, fui direto ao assunto. Ele riu, achou bom e respondeu tudo e assim demos continuidade à conversa e veio o date. Ninguém merece ficar de conversa à toa... E tá rendendo meu direto ao ponto."

"Resolvi ser sincero no Tinder uma vez e disse que tenho um relacionamento não mono logo de cara, como manda o figurino. A mina se benzeu e disse que isso não era de Deus. Desfiz o match e acabei saindo do app depois, me sentindo um ET."

Há alguns anos saí com um cara do Tinder e lá dizia que 'sexo casual' aperte o X e quando o encontrei só falava de ménage, swing e afins, um porre.

"No Tinder, conheci uma mulher que na descrição dizia que só queria algo sério, se o cara quisesse só sexo era X. Saímos, eu todo recatado só conversei. Foi um papo super agradável e na hora de levar ela para casa, acabei beijando ela no caminho. Os beijos esquentaram e o sexo rolou no carro mesmo! Saímos mais uns finais de semana, mas era só sexo, nem íamos para barzinho, era direto para motel. Depois nos afastamos aos poucos naturalmente, o que me fez acreditar que, ela só queria sexo mesmo!"

"Eu vejo que homens adoram pagar de desapegados, dizendo que só querem ficar, sem compromisso e não querem saber de namorar. Mas, como estou em um relacionamento não monogâmico e me envolvo com homens que se dizem assim, algumas semanas depois, eles simplesmente vão se afastando e pasmem, logo aparecem namorando. Já aconteceu váaarias vezes isso comigo. Cheguei à conclusão empírica que homem também fica buscando namoro, só não admite e não recusa sexo casual se aparecer. Mas eles não sabem lidar com amizade colorida numa boa como dizem querer."

E você, acha que a sinceridade é a melhor estratégia nos aplicativos de encontro? Conta nos comentários!

Mayumi Sato