Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eles são bissexuais e tem a relação aberta. Como é ser bi no meio liberal?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista de Universa

14/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dentre as inúmeras polêmicas do BBB21 que ainda está rolando, fiquei surpresa com o fato de nem ter me dado conta que eu nunca tinha visto, em 21 edições, um beijo entre dois homens. Até ele acontecer e, mais surpresa ainda, perceber o desconforto gerado pelos demais participantes. Justamente daqueles de quem esperávamos celebração e acolhimento. Infelizmente a resposta imediata foi de dúvida (será que estão se beijando pelo ibope?) e rejeição. Para mim, um dos episódios mais tristes dessa edição que, convenhamos, anda bem baixo astral.

Mas, como sempre, pra tentar entender as reações dentro da casa, tratei de lançar uma pesquisa sobre bissexualidade masculina. O que as pessoas não famosas pensam sobre isso e como lidam com essa questão? Para que você entenda mais sobre o tema e tire suas próprias conclusões, também trouxe um vídeo do casal Arthur e Bella. Eles deram um depoimento sobre as experiências deles no meio liberal e o Arthur aproveitou para compartilhar sobre a sua própria vivência no meio como um homem bissexual.

Arthur e Bella são ambos bissexuais. Eles contam como abordam o tema quando querem sair com outros casais e viver experiências novas no mundo liberal. Nesse vídeo, eles contam suas experiências. "Na nossa regra, não vale fazer ménage. Gostamos de número par: 4, 6, 20. O que não pode é sobrar alguém", contam.

Será que no meio liberal rola uma aceitação maior? Confere aqui:

Para essa pesquisa foram consultadas 6.328 pessoas, lá no Sexlog.com. Desses, 54% eram homens heterossexuais, 29% homens bissexuais, 2% homens gays e 15% de mulheres (aqui não consultamos a orientação sexual).

Dentre os homens bissexuais, 52% não fala abertamente sobre a sua orientação sexual, enquanto 36% só fala sobre isso com quem tem muita intimidade e 12% simplesmente não aborda o tema entre amigos e familiares.

Além disso, 54% já se relacionou com homens e mulheres, 43% apenas com mulheres e 4% somente com homens. Para nossa surpresa, a grande maioria, 80%, conta nunca ter sido alvo de preconceito no meio liberal. Sempre que se abriram para outras pessoas, foram bem recebidos.

Infelizmente, 20% dos homens bissexuais já passaram por situações difíceis e alguns compartilharam suas experiências:

Muitas mulheres se interessam mas quando sabem que sou bissexual desistem - edsonrec

É uma prática bem comum no meio, embora sejam secretas, pois quem curte não conta que gosta. Casais em que o homem é bi geralmente só revelam na hora do encontro. Sim, o preconceito é grande porque muitos casais acham que vamos querer sair sozinhos com o homem, não vamos dar atenção à mulher, mas não é assim que funciona. - dotsafadao

"Romanticamente" só me relaciono com mulheres. Mas sinto TESÃO por homens também. Porém, não falo abertamente disso fora do meio liberal. Já senti preconceito de mulheres e homens de casais, que por saberem que eu sou bi, acham que vou "desrespeitar" o homem hétero. - querosentirprazzer

Saí com um casal, que o cara havia me dito que era bissexual. Quando o chupei, a esposa dele tomou um susto, pois o marido dela escondia dela que ele era bissexual. - carloridri

Ah cara, eu já sofri preconceito de poucas pessoas que eu me abri! Não quiseram mais sair comigo, mudaram comigo como se eu fosse um monstro, hoje em dia eu resguardo mais! Não falo mais sobre e até digo que sou hétero por medo - novinhotopatudoo123

Dentre os homens hétero, gay e as mulheres, 63% diz conhecer homens assumidamente bissexuais. Ainda assim, 16% ainda acha que essa orientação sexual tem a ver com estar confuso e não saber muito bem o que quer e 45% revela ainda se sentir desconfortável a ver homens bissexuais se beijando.

Mayumi Sato