Telecom Italia diz que metas de lucro e dívida devem ser alcançadas após venda de rede

MILÃO (Reuters) - A Telecom Italia disse nesta quarta-feira que continua no caminho certo para atingir metas de lucro e de redução de dívida após a venda de sua rede de telefonia fixa para a norte-americana KKR em meados do ano.

O grupo italiano, que tem a TIM como seu principal ativo fora da Itália, divulgou alta de 7,6% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no terceiro trimestre.

A companhia afirmou que o resultado foi impulsionado em parte pelo desempenho da TIM. A operadora brasileira anunciou no início do mês alta de 11% no lucro líquido do terceiro trimestre.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização após custos de aluguel (EBITDA-AL) da Telecom Italia foi de 943 milhões de euros nos três meses encerrados em setembro. Analistas, em média, esperavam 947 milhões de euros para essa linha.

As metas financeiras anunciadas no início deste ano para os negócios resultantes da venda da rede foram todas confirmadas, incluindo um aumento no Ebitda entre 8% e 9% e a redução da dívida do grupo para um múltiplo de até duas vezes o Ebitda, para cerca de 7,5 bilhões de euros.

A Telecom Italia informou que suas metas de endividamento para o ano não incluem os recursos provenientes da venda de sua participação na empresa de torres de telecomunicações INWIT, que será finalizada no final deste mês.

Sob pressão há anos, devido à forte concorrência de preços em seu mercado doméstico, a Telecom Italia finalizou em julho a venda de sua rede de linhas fixas para a KKR por 18,8 bilhões de euros.

O negócio apoiado pelo governo italiano ajudou a reduzir em 14 bilhões de euros a dívida do grupo.

(Por Elvira Pollina)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.