Topo

Leu os Termos de Serviço do app? Aqui está o que podem fazer com seus dados

Colaboração para Tilt, em São Paulo

22/06/2023 09h38Atualizada em 23/06/2023 11h20

Já pensou uma empresa roubar a sua vida, usando seus dados e coletando tudo o que você fala perto do seu celular? E para piorar: você autorizou tudo isso sem perceber.

Essa é a base do episódio "Joan é Péssima", da nova temporada da série Black Mirror, da Netflix. Se ainda não assistiu, fica aqui o alerta de spoiler.

Muita gente que vivenciou as reviravoltas da trama saiu correndo depois para ler e entender os Termos de Serviço (ou Termos de Uso) dos aplicativos usados todos os dias.

Diz aí: quando você criou sua conta em plataformas como Netflix, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e outras, você chegou a ler aquele documento sobre as regras de uso e termos de privacidade?

Spoiler começando aqui

No episódio, uma empresa de streaming de vídeos reproduz situações da vida de Joan. Quando descobre, ela fica em choque e tenta processar a companhia pelo uso indevido de sua imagem.

Ao procurar uma advogada, ela diz que não tem o que fazer, pois ela mesmo deu autorização à empresa para "pegar sua vida" ao aceitar os termos de serviço.

Isso mesmo. Aquele textão que muita gente não lê, mas aceita antes de começar a usar um app, por exemplo.

O que acontece na vida real?

É no termos de serviço, que nada mais é do que um tipo de documento, que a empresa diz o que vai fazer com seus dados. Por exemplo:

  • Como seus dados serão usados;
  • Como serão protegidos;
  • Com quem ou quais empresas serão compartilhados.

A Meta (que inclui WhatsApp, Instagram e Facebook), por exemplo, descreve que usa dados dos usuários como atividade e interesses para gerar anúncios personalizados através de empresas que querem anunciar na rede social.

É preciso ficar de olho, pois muitas plataformas avisam neste documento que é preciso aceitar as regras uma vez. Ou seja, você não precisa dar autorização de novo, mesmo se elas mudarem completamente as políticas de anúncios.

"Tô de boa, vou continuar aceitando sem ler"

Bom, antes disso saiba então que a companhia responsável pelo aplicativo que você usa conseguirá ter direito aos seus gostos - a partir de likes, interações, modelo do celular que usa, localização... No geral, os fins são publicidade.

E, olha, dá para fazer muita coisa "só" com esse material. Por que aí uma determinada empresa consegue cruzar tudo com outros dados que você vai deixando na internet. As possibilidades de fazer seu perfil detalhado sem você perceber só aumentam.

E talvez você não queira que sua privacidade seja analisada a esse ponto sem você ter detalhes de como será isso, não?

Na dúvida, a dica é: leia os Termos de Serviço.

O que mais já é verdade e o que é mentira em Black Mirror

  • Para mais vídeos de dicas e sobre curiosidades de tecnologia e ciências, siga @tilt_uol no TikTok