Topo

Xiaomi quer deixar a vida do seu pet mais tecnológica, mas isso dá certo?

Bebedouro inteligente da Xiaomi é útil para cães e gatos, mas quem tem felinos vai aproveitar melhor - Divulgação
Bebedouro inteligente da Xiaomi é útil para cães e gatos, mas quem tem felinos vai aproveitar melhor Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

18/01/2023 04h00

Quem convive com pets sabe bem que, vira e mexe, surge aquela tentação de comprar produtos que, supostamente, mudarão por completo a vida dos bichos. Recentemente, dois produtos chamaram minha atenção pelo fator tecnológico: comedouros e bebedouros vendidos como inteligentes.

Tive a oportunidade de testar esses aparelhos da marca Xiaomi por alguns dias, e esse texto todo é para mostrar como funciona e dizer se vale ou não a pena o investimento (que não é nada baixo).

Os testadores oficiais foram os pequenos seres que coabitam a minha casa: a dupla de gatos Kobe e Lebron e o simpático vira-lata caramelo Shazam.

Diferenciais de cada dispositivo

Bebedouro Inteligente para Pet Xiaomi:

Bebedouro inteligente da Xiaomi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

  • Tanque com capacidade para 2 litros
  • Sistema de circulação que oxigena a água
  • Sistema de filtragem de quatro estágios
  • Conexão com app de celular para controle e notificações sobre nível de água e hora da limpeza
  • Capacidade de liberar certa quantidade de água caso haja falta de energia
  • Funcionamento silencioso
  • Preço: R$ 735,99

Alimentador Inteligente para Pet Xiaomi:

Alimentador pet inteligente da Xiaomi - Divulgação - Divulgação
Alimentador pet inteligente da Xiaomi
Imagem: Divulgação

  • Sistema de liberação de ração automática
  • É possível usar app para definir a frequência com a qual as porções serão servidas (e a quantidade de ração em cada porção)
  • Compartimento de armazenagem de ração selado
  • Sistema de emergência que funciona por pilhas em caso de falta de energia
  • Preço: R$ 1.103,99

Divisão dos meus pets

O primeiro ponto a ser definido no teste foi estabelecer quem iria usar o alimentador, afinal gatos e cachorros não comem a mesma ração.

Como os felinos são maioria por aqui, o uso do comedouro ficou exclusivo para eles. O bebedouro, por sua vez, não teve "dono", afinal água é água para todo mundo.

Fonte portátil de de água

Resumo do que achei:

  • Aparelho fácil de montar, usar e limpar
  • É silencioso
  • Cumpre bem a sua proposta e pode ser especialmente interessante para quem tem gatos
  • Integração com app é ponto positivo

Minimalista, compacto e com ar tecnológico, o bebedouro nada lembra o que normalmente usamos aqui: um modelo de barro, o que ajuda a manter a água fresca, e com grande capacidade.

Quem tem gatos em casa sabe bem que fazer eles beberem água é um desafio e uma necessidade, já que a baixa hidratação pode fazer com que eles desenvolvam problemas sérios nos rins.

O maior problema é que eles, instintivamente, evitam beber água que esteja parada, o que faz com que potes convencionais não funcionem 100%. Por isso ter um bebedouro do tipo "fonte" é uma compra praticamente obrigatória.

Gato LeBron usa bebedouro Xiaomi - Rodrigo Lara/Arquivo Pessoal - Rodrigo Lara/Arquivo Pessoal
LeBron não perdeu tempo e correu para conferir o bebedouro assim que ele foi instalado
Imagem: Rodrigo Lara/Arquivo Pessoal

Aqui, tenho duas delas funcionando 24 horas por dia e, portanto, o modelo da Xiaomi não foi propriamente novidade. Ainda assim, logo que instalei o produto, LeBron foi conferir imediatamente.

Ao longo dos dias, tanto ele quanto Kobe foram flagrados usando o bebedouro inteligente. Só não foi possível dizer se a frequência foi maior, menor ou igual do que fazem com os aparelhos que já usamos por aqui.

Em um primeiro momento, quem pareceu não ter dado a mínima para a novidade foi Shazam. Ele é o maior consumidor de água entre os pets que moram aqui, mas tem um hábito curioso: consome água no meio da noite. E, em uma madrugada de insônia, foi flagrado fazendo justamente isso no bebedouro da Xiaomi, mostrando que mesmo pets mais idosos também se adaptam às novas tecnologias.

Boa estrutura evita que pelos se acumulem

Um ponto bem positivo é que o bebedouro inteligente da Xiaomi é bastante leve e simples de ser manuseado na hora da limpeza.

A maioria das superfícies é plana, o que evita o acúmulo de sujeira, e a bomba é protegida por uma espécie de esponja, o que evita que pelos se acumulem em seu interior e atrapalhem o seu funcionamento.

E a inteligência?

O dispositivo é bem fácil de montar e parear com o app Mi Home.

Lá, é possível configurar o método de funcionamento — se a água vai ficar em movimento o tempo todo ou se haverá intervalos sem o aparelho funcionar — e também receber notificações sobre o nível de água e lembretes sobre a limpeza.

O aviso sobre o nível de água é particularmente relevante, uma vez que a bomba de circulação do líquido pode queimar se o aparelho ficar vazio. Aqui, optei por deixar ela ligada o tempo todo.

Comedouro da preguiça

Resumo do que achei:

  • Montagem e configuração simples
  • Pote do aparelho tem revestimento metálico, facilitando a limpeza
  • App permite controlar de forma precisa quantidade e número de porções servidas ao dia
  • Aparelho precisa ficar ligado na tomada, mas tem "backup" com pilhas

Dos dois itens avaliados, confesso que um que nunca pensei em comprar foi um comedouro inteligente. E isso se dá por alguns motivos, como o fato de que gatos não costumam "zerar" os potes de ração seca de uma vez - como cachorros geralmente fazem - e de eu trabalhar em casa, o que evita que eu passe longos períodos sem estar disponível para reabastecê-los.

Fora isso, não dá trabalho nenhum completar a ração uma vez por dia. É até um momento divertido e que ajuda a estreitar os laços com os animais.

Ainda assim, fui de coração aberto para testar o comedouro inteligente da Xiaomi. Me chamou a atenção um aspecto logo de cara: segundo o manual, ele só aceita rações com grãos de forma oval ou redonda, algo que deve ser levado em conta por quem se interessar pelo produto.

E, claramente, ele é mais indicado para animais de pequeno e médio porte, já que a área onde a comida fica disponível para o pet não é exatamente grande.

Nos primeiros dias, deixei o aparelho configurado para dispensar ração três vezes ao dia. Isso foi um erro: a ração acabou acumulada sem ser comida. Diminui para duas vezes e, ao menos agora, a quantidade disponível não ficou exagerada.

Assim como ocorreu com o bebedouro, a integração com o app da Xiaomi é bem interessante e permite que se escolha o peso da ração servida, algo útil para manter a dieta do pet dentro dos níveis recomendados.

Gato Kobe usa comedouro Xiaomi - Rodrigo Lara/Arquivo Pessoal - Rodrigo Lara/Arquivo Pessoal
Flagrado em uma de suas horas preferidas, Kobe também não estranhou o comedouro inteligente da Xiaomi
Imagem: Rodrigo Lara/Arquivo Pessoal

No geral, a dupla de gatos se alimentou normalmente no comedouro, mas não gerou aquelas cenas típicas de redes sociais, nas quais os pets ficam ansiosos pela hora que o aparelho irá dispensar a comida.

Outro ponto positivo é que é possível preencher o recipiente de armazenamento com ração sem medo de ela estragar, uma vez que há um dispositivo que controla a umidade em seu interior.

Por outro lado, a necessidade de deixar o aparelho ligado o tempo todo na tomada o torna menos versátil do que o bom e velho pote tradicional.

Se eu fosse adotar esse comedouro aqui teria problemas financeiros, já que cada gato tem o seu pote de ração. Considerando o meu perfil, esse aparelho serviu apenas para eu não ter que me mexer e ir completar o pote de comida dos pets.

    Vale a pena?

    Depende muito do seu perfil e dos seus pets. Vai curtir o bebedouro quem:
    • Gostar de produtos tecnológicos
    • Tem gatos em casa e quer fazer eles beberem mais água
    • Quer uma fonte para os pets, mas tem pouco espaço disponível

    Dentre os dois aparelhos, considero que o bebedouro valeria mais a pena para o meu perfil de uso e pelos animais que tenho em casa.

    Ainda assim, há de se considerar que é um produto caro e que há opções menos refinadas, mas igualmente úteis, por um quarto do valor — vale a pesquisa.

    Neste caso, tudo depende do quanto você está disposto a gastar.

    No caso do comedouro, ele irá ser mais útil para quem:

    • Passa muito tempo fora de casa
    • Tem um animal de pequeno ou médio porte, especialmente cachorros
    • Costuma esquecer de colocar ração no pote regularmente

    No geral, o comedouro funcionou de acordo com a proposta. A quantidade de ração dispensada foi coerente com o programado e os pets utilizaram o aparelho normalmente.

    Mas eu não investiria meu dinheiro hoje num produto do tipo porque trabalho de casa.

    É importante considerar, também, a quantidade de pets que se tem em casa e se todos são da mesma espécie. Do contrário, ter apenas um comedouro desses pode acabar sendo insuficiente e comprar mais de um, financeiramente inviável.