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Como digitalizar e armazenar documentos no Google Drive

Me ajuda, como armazenar arquivos no Google Drive? - Arte UOL
Me ajuda, como armazenar arquivos no Google Drive? Imagem: Arte UOL

Fabio Andrighetto

Colaboração para Tilt

15/07/2022 04h00

O Google Drive, serviço de armazenamento online do Google, costuma ser lembrado como um grande depósito de arquivo. Mas além de guardar seus vídeos, fotos e documentos, ele também pode ser usado digitalizar documentos em celulares e tablets com o sistema operacional Android.

Recibos de compras, contratos, cartas antigas, desenhos dos filhos e trabalhos de faculdade, por exemplo, viram arquivos PDF pesquisáveis.

A dica principal para aproveitar melhor o recurso é: coloque o que pretende digitalizar em um lugar plano e com boa iluminação. Veja a seguir as etapas para digitalizar o que você precisa:

1. Aplicativo do Google Drive

Entre com a sua conta do Google, caso ela não esteja configurada.

Ao abrir o aplicativo, procure o sinal azul de "+", localizar no canto inferior direito da tela. Ele representa o adicionar arquivo.

2. O documento

Pegue o documento que será digitalizado e posicione numa superfície plana.

Agora, toque no ícone da máquina fotográfica para digitalize a imagem. O processo é o mesmo de tirar uma foto convencional com o celular.

3. Se precisar, faça edições

Após a etapa anterior, você poderá fazer pequenas edições como ajustar a área de digitalização da imagem. Para isso, toque em "Cortar".

Se quiser, é possível digitalizar outra página: toque novamente no símbolo de "+" para adicionar.

4. Salve

Os arquivos ficam disponíveis no aplicativo do Google Drive para celular, no programa para desktop e no site. Você pode organizá-los em pastas.

Se você tocar nos três pontinhos que ficam na lateral direita do documento, pode compartilhar, gerar link, mover, marcar com estrela para favoritar o arquivo.

Como criar atalho de digitalização no celular

  • Abra os widgets do seu telefone ou tablet.
  • Localize o widget "Drive: digitalizar".
  • Toque e mantenha-o pressionado.
  • Arraste-o para a Tela inicial.
  • Escolha a pasta na qual você salvará os documentos. Se quiser criar uma pasta, toque em "Nova pasta"
  • Agora vá em "Selecionar". Nesse momento você verá o nome da pasta no widget.
*Com informações da página de suporte do Google.