Topo

Confira 10 dicas para retardar o 'envelhecimento' da bateria do celular

Para evitar perda de autonomia da bateria, é preciso seguir algumas dicas práticas - Suellen Lima/Arte UOL
Para evitar perda de autonomia da bateria, é preciso seguir algumas dicas práticas Imagem: Suellen Lima/Arte UOL

De Tilt, em São Paulo

03/06/2022 04h00

As baterias dos celulares evoluíram nos últimos anos, mas muitos telefones ainda deixam as pessoas na mão, principalmente se forem mais antigos. O fato é que a bateria de lítio usada nos eletrônicos foi um grande avanço na indústria, mas ela tem limitações.

Pesquisadores ainda tentam descobrir formas de fazer os smartphones terem mais eficiência energética. Mas, enquanto isso não acontece, você pode seguir estratégias simples para retardar o 'envelhecimento' das baterias.

1. Utilize carregadores originais

É importante usar apenas o carregador original fornecido pelo fabricante, feito sob medida para cada aparelho. Evite usar carregadores de outros dispositivos, ainda que adaptáveis.

2. Não use carregadores de tablets nos smartphones

Os carregadores de tablets geralmente fornecem corrente de 2 amperes, enquanto a corrente dos carregadores dos smartphones gira em torno de 1,8 ampere. Apesar de acelerar o processo de carga, [a corrente de 2 amperes] pode danificar a bateria do celular.

3. Nunca deixe a bateria descarregar totalmente

Não espere a bateria zerar para então carregá-la. Dependendo do modelo, os fabricantes recomendam que o telefone não chegue a níveis de bateria baixos. Alguns aparelhos, inclusive, desligam sozinhos antes de o nível chegar à reserva, justamente para preservar a bateria. A recomendação é que a recarga seja feita quando chegar a 20% da capacidade.

4. Mantenha sempre a mão um carregador portátil

Para evitar que a bateria do aparelho descarregue totalmente, mantenha sempre em mãos carregadores portáteis. Cabos USB e os carregadores de carros também ajudam a bateria de quem costuma usar com frequência o GPS do smartphone.

5. Desative notificações automáticas

Desativar todas as notificações automáticas economiza energia, pois não há a varredura por novas notificações e a tela do aparelho não acenderá.

6. Fuja das animações

É muito comum os celulares terem um fundo de tela animado. Esse tipo de função mantém o smartphone mais ativo e, consequentemente, consome mais bateria.

7. Diminua o brilho da tela

Quanto mais brilho, mais gasto de bateria. Sempre que possível, opte pelo brilho automático, que faz o ajuste de acordo com as reais necessidades. Caso o dispositivo não disponha dessa opção, procure usar sempre menos luz.

8. Cuidado com a ativação do wi-fi, Bluetooth e GPS

Desative as funções de wi-fi, Bluetooth e GPS quando não estiver usando. Aplicativos que usam GPS são os que mais consomem bateria, por isso vale encerrá-los logo após o uso. E, se estiver com pouca bateria, desabilite as conexões de dados.

9. Recorra ao modo avião em locais sem sinal

Celulares consomem muita bateria ao buscar cobertura. Em um local sem sinal, reduza o consumo com a opção "modo avião" ou "offline" (você continua usando o celular, mas não poderá fazer ligações).

10. Evite lugares quentes

Evite lugares muito quentes ou frios: o calor é um vilão para as baterias, fazendo com que descarreguem rapidamente, e o frio tende a danificar o componente. Ou seja, não é para ficar se bronzeando com o celular na mão.