Topo

Capture galáxias e buracos negros com jogo grátis lançado pela Nasa

Jogo Roman Space Observer, da Nasa - GMG World Media/NALA Comm Development Team
Jogo Roman Space Observer, da Nasa Imagem: GMG World Media/NALA Comm Development Team

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

08/06/2022 13h06

Estética dos videogames dos anos 80 e mistérios do Universo. Esses foram os ingredientes usados pela Nasa para produzir o jogo "Roman Space Observer Game", lançado recentemente como uma estratégia da agência espacial para divulgar o Telescópio Nancy Grace Roman, que ajudará cientistas na procura por planetas que estão além do sistema solar.

Para jogar, basta acessar o link do game de qualquer navegador. Não é necessário fazer download, cadastro ou pagamento.

Como é o jogo

A dinâmica do jogo é simples e remete ao estilo "Pac-Man" ou "Space Invaders". O jogador (representado pelo telescópio Nancy Grace Roman) deve capturar o máximo de objetos cósmicos que passam rapidamente pela tela, como:

  • buracos negros
  • matérias escuras
  • galáxias
  • supernovas
  • planetas (imagem semelhante a Saturno)
  • exoplanetas (representados por uma bola verde)
  • telescópio James Webb, outro observatório espacial

A ideia é acumular uma alta pontuação dentro de um minuto e, claro, apresentar a ciência o que o "Nancy" desenvolverá no espaço, informando sobre os objetos que serão estudados pelo telescópio.

Apesar de fácil, os elementos que ficam circulando na tela são difíceis de dominar. Para capturá-los, o jogador deve usar o teclado do computador —movendo as setas para se locomover nas mais diferentes direções e usando a barra de espaço para coletar os objetos celestes.

As galáxias, representadas por espirais rosas, se movem mais lentamente e são mais fáceis de prender. Os exoplanetas e o Telescópio Espacial James Webb exigem um pouco mais de habilidade do jogador.

A interface do game é bem simples e nos remete aos layouts dos jogos da década de 1980, hoje conhecida como a "Arte dos 8 bits", que busca retratar o universo digital do período em que surgiram os primeiros computadores pessoais.

As imagens parecem representar megapixels -com as figuras formadas por pequenos quadrados-, com paleta de cores reduzida e contrastante, poucas animações e recursos sonoros abstratos, com timbres graves —que lembram o som saído dos computadores da época.

A trilha sonora "Rstele Theme" é assinada por Ed Henderson, da GMG World Media Publishing.

O telescópio

O Telescópio Espacial Nancy Grace Roman recebeu esse nome em homenagem à astrônoma de mesmo nome, reconhecida como a "mãe" do Hubble, lançado há 30 anos. O novo observatório irá trabalhar no mesmo ponto orbital, cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Segundo a Nasa, a sensibilidade das câmeras de ambos instrumentos são semelhantes, mas o campo de visão do Nancy Grace Roman é 300 megapixels mais amplo, sendo capaz de capturar imagens de uma área celeste 100 vezes maior.

A missão é investigar mistérios que ainda são um ponto de interrogação na astrofísica, como a força que moveu a expansão do Universo, se estamos caminhando para um "destino final", além de procurar planetas fora do sistema solar —inclusive com vida.

A astrônoma que inspirou seu nome defendeu incansavelmente novas ferramentas que permitiriam aos cientistas estudar o Universo mais amplo a partir do espaço. Ela faleceu em 2018.