Por que descoberta de túneis na Lua pode mudar futuro do homem por lá
Por mais de 50 anos, cientistas debateram se há túneis abaixo da superfície lunar. Agora uma equipe de pesquisadores internacionais publicou um estudo que demonstra, pela primeira vez, a existência dessa estrutura. A descoberta pode representar alguma solução para as difíceis condições de astronautas em missão na Lua.
Para chegar a essa conclusão, os estudiosos utilizaram dados coletados em 2010 pelo radar da Nasa chamado Lunar Reconnaissance Orbiter. Eles voltaram a analisar os dados anos mais tarde, dessa vez com técnicas complexas de processamento de sinal que o próprio grupo desenvolveu.
O pesquisador na Universidade de Trento, na Itália, e um dos autores do estudo, Leonardo Carrer, conta que a explicação mais provável para as observações era a presença de um tubo vazio de lava.
"Graças à análise dos dados nós conseguimos criar um modelo de uma parte do cunduto", disse ele, em comunicado à imprensa da universidade.
As descobertas trazem impactos para futuras missões à Lua. O ambiente lunar é hostil. As temperaturas do lado do Sol podem chegar a 127ºC, enquanto no lado não iluminado cai para -173ºC.
A radiação solar e cósmica é 150 vezes mais forte do que na Terra e há ameaças constantes de impacto de meteoritos.
Nesse ambiente, as cavernas descobertas podem oferecer um local de certa segurança para a presença de seres humanos na Lua por longos períodos, como quer a NASA.
A pesquisa também mostra formas inovadoras de usar dados de radar para obter informações sobre o satélite da Terra. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy nesta segunda-feira e teve financiamento parcial da Agência Espacial da Itália.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.