Topo

Android 13 vem aí com ícones personalizados e mais; veja as novidades

Android 13 vai permitir customizar ícones por padrão na tela inicial - Divulgação/Google
Android 13 vai permitir customizar ícones por padrão na tela inicial Imagem: Divulgação/Google

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

11/02/2022 15h56

O Android 12 ainda nem chegou para a maioria dos celulares, mas o Android 13 já está saindo do forno. Uma versão de testes foi disponibilizada pelo Google na quinta-feira (10) para desenvolvedores, trazendo novidades ao sistema operacional de telefones mais usado do mundo.

Entre as novidades há mais recursos de confidencialidade no compartilhamento de fotos, opções de design de ícones personalizados, e ativação da lanterna com dois toques na traseira do celular. Estima-se que o lançamento oficial da atualização será depois de julho de 2022.

A versão beta do Android 13 está acessível para telefones selecionados, e é recomendada para pessoas que não tenham medo dos possíveis bugs e falhas de uma atualização ainda em desenvolvimento. Mas é uma maneira de ficar dentro das novas funções que o Google está planejando para a versão final.

Confira a seguir as principais atualizações do Android 13 na versão beta.

Dois toques para ativar a lanterna

Funcionalidades de "toques rápidos" já não são novidade no sistema. Agor,a com o Android 13, você poderá ir em "Ajustes > Sistema > Gestos'' para habilitar os dois toques na traseira do seu celular para ligar a lanterna.

Na versão de testes, chamada de Android 13 DP1, o título para a função é "Toque rápido para iniciar ações". O iPhone possui uma função semelhante desde o iOS 14.

Compartilhamento de imagens

Quando você for compartilhar fotos armazenadas do seu aparelho, haverá um tipo de camada de proteção para não permitir o acesso total à sua pasta. As imagens compartilhadas localmente ou na nuvem ficarão restritas à sua seleção.

Os celulares com Android 11 e versões mais atuais, e os aparelhos com Android Go (versão mais leve para telefones mais baratos) também terão essa nova proteção relacionada ao seletor de fotos.

Ícones com maior personalização

No Android 13, é possível modificar o visual dos ícones dos aplicativos para que eles combinem com o restante da paleta de cores da tela. Ou seja, os ícones ficarão com "a cara" da interface do seu Android.

Porém, os primeiros celulares que receberão essa atualização serão os da linha Pixel, do Google, que não são vendidos no Brasil.

Atualizações pelo Google Play

A intenção do Google é deixar os aparelhos, mesmo com versões diferentes do Android, igualmente atualizados com novos recursos. Por isso, o Android 13 expande a possibilidade de atualizações de sistema via Google Play, a loja de aplicativos do celular.

Com isso, o recurso de seletor de fotos, por exemplo, poderá ser entregue a celulares mais antigos, que não têm suporte ao Android 13, em uma atualização do Google Play. O mesmo vale para outros recursos do sistema.

Ajustes Rápidos e seleção de idiomas

A tela de ajustes rápidos —aquela fileira de funções, como wi-fi e Bluetoohth, que aparece quando você desliza a tela de cima para baixo— também tem mais opções de customização no Android 13. Você poderá incluir apps que tenham suporte ao recurso ali com apenas um toque.

Além disso, no momento de configurar aplicativos, uma mensagem para selecionar o idioma preferido aparecerá, caso essa funcionalidade seja ativada nas configurações.

Tela grande terá otimização

Dispositivos dobráveis, Chromebooks, tablets e demais aparelhos com telas grandes terão um suporte melhorado desde o início do lançamento do Android 13. Os planos do Google incluem atingir estabilidade para esses dispositivos em junho de 2022.