Topo

iOS 14 chega amanhã para iPhones; saiba o que muda e se o seu é compatível

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

15/09/2020 16h38

Sem tempo, irmão

  • Apple anunciou hoje que versão final do iOS 14 será lançada amanhã para iPhones
  • Sistema operacional será compatível com modelos a partir do iPhone 6S e SE (1ª geração)
  • Vídeo em segundo plano e mais widgets são destaques entre novos recursos

Para a surpresa de muita gente, a Apple informou que o sistema operacional iOS 14 será lançado nesta quarta-feira (16). A novidade foi anunciada nesta terça-feira (15), na tradicional conferência da empresa de setembro, que pela primeira vez em anos não contou com a apresentação da nova geração de iPhones. Os sistemas watchOS 7 (Apple Watch), iPadOS 14 (iPad) e tvOS 14 (Apple TV) também chegam amanhã.

O iOS 14 foi apresentado no final de junho, prometendo mais organização na tela dos usuários de iPhone. As novidades do sistema operacional, que já estava disponível para quem participa do programa de testes beta da Apple, têm um "toque de Android". Especialmente os widgets —antes ficavam restritos a uma tela separada, mas agora estarão entre os aplicativos.

A compatibilidade do iOS 14 englobará todos os dispositivos que receberam a atualização do iOS 13:

Novidades do iOS 14

Além dos widgets, outro recurso novo do sistema operacional é o App Library, que permite a organização automática de aplicativos em coleções temáticas. Com ele acionado, sua tela inicial ficará menos bagunçada.

A assistente virtual Siri também muda, aparecendo de uma maneira mais discreta quando chamada. Antes, ela ocupava toda a tela; com o iOS 14, ela preencherá apenas uma pequena parcela do visor quando solicitada.

A usabilidade do celular também será melhorada com a possibilidade de deixar vídeos rolando em segundo plano, permitindo a realização de atividades simultâneas —que tal assistir um vídeo em streaming e comentar ao vivo no Twitter?

Outro recurso inédito se chama App Clips, uma maneira de economizar espaço no armazenamento do iPhone. Em vez de baixar a versão completa de aplicativos, você poderá utilizar as partes dele que forem necessárias.

Quando liberarem o iOS novo na quarta-feira, bastará seguir o procedimento tradicional para atualizar: abrir o app Ajustes, clicar em "Geral" e, na sequência, em "Atualização de Software".