Topo

Chip no cérebro é melhor que óculos de VR para metaverso, critica Musk

Elon Musk na Alemanha; em entrevista recente, bilionário disse não botar muita fé no metaverso usando óculos de realidade virtual - Odd Andersen/AFP Photo
Elon Musk na Alemanha; em entrevista recente, bilionário disse não botar muita fé no metaverso usando óculos de realidade virtual Imagem: Odd Andersen/AFP Photo

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

27/12/2021 14h07

Homem mais rico do mundo e um dos principais nomes da tecnologia atualmente, Elon Musk não tem botado fé no metaverso. Em entrevista recente ao canal do YouTube "The Babylon Bee", o bilionário deixou claro que não se sente atraído pela ideia de "amarrar uma maldita tela no rosto o dia todo e não querer sair nunca".

Musk afirmou durante a conversa que a população ainda está "longe de desaparecer no metaverso" e que acredita ser desconfortável ter algo na cabeça o tempo todo. Musk se refere especificamente ao uso de óculos de realidade virtual para navegação no metaverso.

Durante a entrevista, o bilionário concentrou as críticas na falta de casos de uso convincentes e afirmou que acredita que o metaverso pode trazer uma experiência decepcionante aos consumidores. "Claro que você pode colocar uma TV no nariz. Não tenho certeza se isso o manteria no metaverso. Atualmente, não consigo ver uma situação de metaverso convincente", disse.

homem usando os óculos de realidade virtual Oculus Quest 2; além de headset, equipamento conta com controles encaixados na mão para interação - Divulgação - Divulgação
Homem usando os óculos de realidade virtual Oculus Quest 2; além de headset, equipamento conta com controles encaixados na mão para interação
Imagem: Divulgação

Apesar disso, Musk questionou se não poderia estar agindo como "uma daquelas pessoas que estava descartando a internet em 95 como uma moda passageira ou algo que nunca vai chegar a nada". Após dizer isso, o bilionário relembrou os entrevistadores de que, em 1995, foi um dos entusiastas da internet.

Crítico ao uso de algo pendurado no rosto para viver a realidade virtual propostas pelo entusiastas do metaverso, Musk deu uma ideia polêmica durante a entrevista para que que o projeto agrade ao público. Segundo ele, o ideal é que as pessoas pudessem implantar cirurgicamente um chip em seus cérebros — algo que sua empresa, Neuralink, vem desenvolvendo.

"A longo prazo, um Neuralink sofisticado poderia colocá-lo totalmente em uma realidade virtual", afirmou.

Além do metaverso, Musk também fez críticas à web3, que ainda possui um conceito nebuloso no qual os serviços de internet seriam reconstruídos em torno de blockchain e criptomoedas. Ele disse que o conceito "é mais marketing do que realidade", mas também admitiu que ainda não o entende.

O que é o metaverso?

O metaverso não tem um criador único ou mesmo uma definição. Ele pode ser vagamente definido como uma realidade digital que ficaria na web, contando com elementos de redes sociais, realidade aumentada, games online, entre outros, que permitiram que os usuários interagissem virtualmente.

Apesar de o conceito ainda ser novo, especialistas veem um potencial enorme e acreditam que ele é o futuro da internet. Atualmente, algumas variações do metaverso já existem, como por exemplo em jogos interativos ou de construção de mundos, como Second Life, Fortnite, Minecraft e Roblox.

Metaverso da Nike no jogo Roblox - Divulgação - Divulgação
Metaverso da Nike no jogo Roblox
Imagem: Divulgação

A diferença é que esses mundos, até agora, ainda são fechados, algo que seria bastante diferente no metaverso. Visionários do conceito acreditam, inclusive, que as pessoas poderiam se mover livremente entre esses diferentes mundos digitais no futuro.