Topo

'Alguém viu?': Musk faz piada com a Web3, ideia para a 'internet do futuro'

Elon Musk é fundador da Tesla e SpaceX - Getty Images
Elon Musk é fundador da Tesla e SpaceX Imagem: Getty Images

Eva Mathews

Em Bengaluru, Índia

21/12/2021 15h45

Os bilionários Elon Musk e Jack Dorsey fizeram piada com a expressão "Web3" e criticaram o envolvimento de empresas de capital de risco como Andreessen Horowitz no que alguns chamam de nova versão da internet.

A expressão "Web3", termo usado para uma versão utópica da internet descentralizada, baseia-se na tecnologia blockchain, também usada como infraestrutura de muitas criptomoedas como bitcoin e ether.

Presidente-executivo da Tesla, Musk publicou no Twitter nesta terça-feira: "Alguém viu a web3? Não consigo achar."

E Dorsey, ex-presidente do Twitter, respondeu: "Está em algum lugar entre o A e o Z."

Empresas de capital de risco como a a16z, fundada por Marc Andreessen e Ben Horowitz, têm apoiado fortemente a tecnologia de blockchain, criptomoedas e a Web3. Representantes da Andreessen Horowitz não comentaram o assunto.

A Web3 implica em dar aos usuários participações nas plataformas e aplicações da internet, segundo seus apoiadores, enquanto na Web2, a atual forma da internet, apenas algumas grandes empresas de tecnologia como Meta e Alphabet controlam as plataformas.

"Você não pode possuir a "web3", escreveu Dorsey no Twitter na segunda-feira. "No final das contas é uma entidade centralizada com um nome diferente. Saiba antes no que está se envolvendo...", disse Dorsey.

A expressão "Web3" está entre as mais comentadas deste ano, junto com "Metaverso" e "NFT" (sigla em inglês para tokens não fungíveis).