PUBLICIDADE
Topo

Para nudes e documentos: saiba configurar pasta com senha no Google Fotos

Divulgação/Google
Imagem: Divulgação/Google

De Tilt, em São Paulo

19/12/2021 16h27

O Google Fotos é o app padrão de gerenciamento de imagens em boa parte dos telefones Android. Além de permitir fazer edições, também faz backup dos arquivos automaticamente. Recentemente, o app ganhou uma função interessante chamada Pasta Trancada. Como o nome sugere, ela guarda arquivos e é protegida por senha (a biometria do celular).

A Pasta Trancada é uma opção para quem quer guardar fotos ou vídeos íntimos, imagens de documentos ou quaisquer outros conteúdos confidenciais.

Antes de ensinar como configurar a Pasta Trancada, é importante explicar exatamente o que acontece ao colocar imagens nesta "área" do app.

Segundo o Google, os itens que vão para a Pasta Trancada ficam ocultos (logo, só são acessíveis com senha). Além disso, a partir do momento que algo vai para esta pasta segura, eles são excluídos do backup do Google. Caso o Google Fotos seja desinstalado, os arquivos armazenados na Pasta Trancada são apagados.

Ao acessar a Pasta Trancada (Locked Folder, em inglês), aparece esta tela pedindo biometria - Reprodução - Reprodução
Ao acessar a Pasta Trancada (Locked Folder, em inglês), aparece esta tela pedindo biometria
Imagem: Reprodução

Logo, a Pasta Trancada "esconde" os arquivos e faz um armazenamento local no telefone. Não vai ser mais possível acessá-los via web (photos.google.com) - ao menos que você os mova da pasta para o diretório principal de imagens do telefone.

Por enquanto, a funcionalidade só está disponível para o sistema Android. O Google prometeu liberar o recurso para usuários do iOS em 2022.

Como configurar Pasta Trancada do Google Fotos

  • Abra o Google Fotos;
  • Vá em Biblioteca (lado direito inferior) e escolha a opção Gerenciamento;
  • Em "Organização", toque sobre a opção "Configurar a Pasta Trancada";
  • Aparecerá uma mensagem explicando o recurso e o botão Configurar para começar a incluir os arquivos;
  • Sistema pedirá biometria ou senha (mesma usada para desbloquear o aparelho) e aparecerá um botão Abrir a Pasta Trancada;
  • Aí, basta incluir arquivos na Pasta Trancada.

Para acessar a pasta segura, o caminho é o mesmo Biblioteca > Gerenciamento e vá em Pasta Trancada.

Caso você queira remover arquivos da Pasta Trancada — portanto torná-los visíveis no telefone —, basta acessar o diretório (como explicado anteriormente), selecionar as imagens e os vídeos e escolher a opção Mover. Ao tocar em excluir, você apaga os arquivos para sempre.