Topo

Novos AirPods de 3ª geração com 'áudio espacial' são lançados por R$ 2.399

AirPods 3 - Apple
AirPods 3 Imagem: Apple

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

18/10/2021 15h07Atualizada em 18/10/2021 16h08

Depois de meses de rumores, a Apple lançou finalmente o seu novo par de fones de ouvido sem fio. Os AirPods chegam à sua terceira geração, agora com suporte ao sistema de "áudio espacial" da empresa, que dá a sensação de ouvir o som vindo de diferentes ângulos e direções.

A novidade foi apresentada em evento virtual transmitido ao vivo pela internet nesta segunda-feira (18). No Brasil, os produtos chegam custando R$ 2.399. Os fones agora têm resistência a água, visual mais parecido com o dos AirPods Pro e mais bateria.

Outra novidade é uma tecnologia que a Apple chama de Equalização Adaptativa: "Microfones voltados para dentro detectam o que você está escutando e regulam as frequências baixas e médias para que os detalhes cheguem com alta-fidelidade em cada música", diz a empresa.

O driver, que é o pequeno chip responsável por reproduzir o som dentro dos fones, também foi atualizado e agora alcance graves mais fortes e volumes mais altos.

O áudio das conversas por FaceTime agora passa por um novo codec de voz, o AAC-ELD — o sistema é responsável por transformar a voz humana (um sinal analógico) em uma sequência de bits (um sinal digital) para que possa ser processado pelo aplicativo de chamadas do iPhone e dos Macs. A promessa é de que o novo codec consegue fazer isso sem sacrificar tanto a qualidade do som.

O sensor de toque agora fica na haste do fone, que também ficou mais curta que a da geração anterior.

Os novos AirPods, assim como o estojo de recarga, agora têm classificação IPX4 de resistência a suor e água. Mas a Apple lembra que eles não são à prova d'água e não recomenda o uso no chuveiro ou na piscina, por exemplo. Esse padrão de resistência garante só um pouco mais proteção contra acidentes.

O novo estojo de recarga da bateria dos fones de ouvido tem suporte aos carregadores por ímãs da Apple, o padrão MagSafe. Segundo a empresa, uma recarga completa garante até 30 horas de áudio.

Exceto pelo preço, a data de lançamento dos novos AirPods no Brasil ainda não foi divulgada.