PUBLICIDADE
Topo

Não é só você: falha no relógio do Android faz brasileiros perderem a hora

App de Relógio do Google, padrão do Android, vem sofrendo com bugs - Lucas Carvalho/Tilt
App de Relógio do Google, padrão do Android, vem sofrendo com bugs Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

03/09/2021 14h23

Perdeu a hora porque o despertador do Relógio do Google não tocou? Você não está sozinho nessa! Diversas pessoas no mundo todo, incluindo no Brasil, estão reclamando na Play Store que o app não disparou o alarme e acabaram se atrasando ou até mesmo perdendo compromissos nas últimas semanas.

O Relógio é o aplicativo padrão do Google para Android e vem pré-instalado em celulares de diversas fabricantes. Ele é também bastante atrativo por conta da simplicidade e por permitir a integração do alarme com o Spotify. Esse recurso possibilita que as pessoas coloquem como som do despertador uma música de sua preferência — isso pode ser bastante relevante para quem gosta de acordar com um som animador.

Contudo, algumas pessoas reclamam de um bug no app que teria começado após a última atualização do sistema operacional Android, distribuída em junho deste ano.

"O despertador não está funcionando desde a última atualização do Android. Simplesmente aciona na tela por um instante e em seguida aparece a notificação de 'alarme perdido'. Perdi dois compromissos até perceber que a falta de alarme era problema do app. Tive que baixar outro relógio", afirmou uma pessoa na Play Store.

Reclamações do Relógio do Google na Play Store - Reprodução/Tilt - Reprodução/Tilt
Imagem: Reprodução/Tilt
Críticas ao app de Relógio do Google na Play Store - Reprodução/Tilt - Reprodução/Tilt
Imagem: Reprodução/Tilt

Quem está reclamando do bug está dando uma estrela de avaliação na loja de apps. Mais de um relato diz que o aplicativo funcionava bem, principalmente por poder utilizar músicas do Spotify para despertar, mas que agora o despertador não emite mais o som.

No fórum online Reddit, alguns usuários afirmam que métodos utilizados para parar bugs de aplicativos, como desinstalar, reiniciar, limpar o cache ou alterar as configurações, também não estão funcionando.

De acordo com o site "XDA Developers", um relatório publicado no PiunikaWeb sobre o assunto revela que o aplicativo parece pular a notificação de alarme quando o modo "não perturbe" está ativado.

Tilt testou o aplicativo e ele funcionou com os sons que vem como padrão no smartphone, mesmo com a função "não perturbe" ativada. Contudo, a opção para vincular o Relógio do Google ao Spotify não estava disponível, com o app apresentando a seguinte mensagem: "Não foi possível se conectar ao app Spotify. Tente novamente mais tarde".

A reportagem entrou em contato com o Google para saber se a empresa identificou algum problema e aguarda o posicionamento. Assim que o tiver, essa reportagem será atualizada.