Topo

Depois de falha, modo escuro do Facebook volta para Android; saiba ativá-lo

freestocks.org/Pexels
Imagem: freestocks.org/Pexels

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

27/05/2021 14h49

Algumas pessoas que usam celulares com sistema operacional Android reclamaram na quarta-feira (26) que o modo escuro do aplicativo do Facebook havia desaparecido de seus smartphones. Em nota, o Facebook reconheceu a dificuldade técnica e afirmou estar "trabalhando para restaurar os serviços o quanto antes".

Ao que tudo indica, o problema foi mesmo resolvido. A falha ocorreu após uma atualização lançada para o app da rede social na terça (25).

E não foi preciso esperar muito para os internautas "xingarem muito no Twitter" e compartilhar vários memes.

Se você nem sabia que dava para configurar o modo escuro no seu Facebook, então confira a dica a seguir. A gente vai explicar para que serve a configuração e ensinar a descobrir se o seu app do Facebook tem modo noturno disponível.

O que é o modo escuro e para que serve?

O modo escuro é uma alteração da interface de um aplicativo que faz com que a cor branca, comumente utilizada como cor de fundo, seja trocada para tons mais escuros. Para não prejudicar a visibilidade, os tons mais claros são invertidos com os escuros, mantendo um contraste mínimo.

Os computadores mais antigos já utilizavam telas pretas com letras brancas. Para incentivar pessoas que não eram programadoras a perder o medo e usar mais computadores, porém, as interfaces foram sendo alteradas para se assemelhar mais ao papel — ou seja, texto preto sobre fundo branco.

Atualmente, usar o modo escuro tem alguns atrativos, como a economia de bateria. No entanto, ela só é efetiva em aparelhos com telas Oled. Essa tecnologia desliga as partes da tela em que há tons escuros, o que não acontece com outras.

Além disso, há discussões sobre se o modo escuro pode também exercer menos impacto sobre a nossa visão do que a visualização padrão branca. Pessoas com fotofobia, ou seja, sensíveis à luz, tendem a preferir a visualização mais escura oferecida por esse modo.

A Academia Americana de Oftalmologia, uma associação de oftalmologistas dos Estados Unidos, recomenda tanto que você diminua o brilho da sua tela quanto que coloque seus aplicativos em modo escuro.

Mas, para além disso, há pessoas que simplesmente preferem esse modo porque parece mais descolado.

Como ligar o modo escuro?

Para ativar o modo escuro no app do Facebook para Android, é simples:

  1. Clique nos três tracinhos que ficam no canto superior direito da tela;
  2. Role para baixo e toque em "Configurações e privacidade";
  3. Toque em "Configurações"
  4. A quarta opção desse menu será o modo escuro. Clique nela;
  5. Selecione "Ativado".
Facebook: aprenda a ativar o modo escuro do seu app - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pronto, seu app agora inverterá os tons brancos com os escuros.

Facebook: aprenda a ativar o modo noturno do seu app  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para reverter, basta fazer esse mesmo caminho e selecionar a opção "Desativado".

Vale lembrar que o modo escuro não é oferecido apenas pelo Facebook, estando presente também em apps de outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter. Para ativá-lo nesses outros aplicativos, também é preciso alterar suas configurações.