Topo

Seu 4G não dura o mês todo? Saiba como economizar o seu pacote de dados

ljubaphoto/Getty Images/iStockphoto
Imagem: ljubaphoto/Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

26/05/2021 04h00

A conta sempre chega no dia certo, mas o fim da franquia de dados nem sempre coincide com o tamanho do mês. Já passou por isso? Talvez seja hora de rever seus gastos.

Existem medidas que ajudam a aproveitar ao máximo o seu plano de dados, e algumas delas estão no próprio celular —além dos recursos disponíveis nos sistemas Android e iOS, também há aplicativos destinados a mostrar os desperdícios.

Pode até ser que algumas das medidas abaixo beirem a "pão-durice", mas os dados extras no final do mês devem compensar.

Ajuste o seu comportamento

Para começar, adote a seguinte postura: nunca (ou quase nunca) faça qualquer upload ou download enquanto estiver usando apenas seu plano de dados. O wi-fi deve ser seu melhor amigo. Ou seja, nada de baixar imagens ou atualizar aplicativos automaticamente.

Para que os aplicativos não sejam atualizados automaticamente quando seu celular estiver conectado apenas pelo pacote de dados que você contratou você vai precisar ajudar isso nas configurações da loja de aplicativos dele.

Se você tem um Android:

  1. Acesse a Play Store;
  2. Toque na sua foto, no canto esquerdo superior da tela;
  3. Vá em Configurações;
  4. Toque em Geral e depois em "Atualizar apps automaticamente";
Desativar a atualização automática de apps na Play Store - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No iPhone:

Vá em Ajustes, depois em App Store e ative a opção "Atualização de apps", que fica sob o menu Downloads Automáticos. Se você quiser evitar gastar seu plano de dados em atualização de apps, desative a opção "Downloads Automáticos" sob o menu Dados Celulares.

Como desativar a atualização automática de aplicativos no iPhone - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outras dicas são:

  • Não ouça música ou veja filmes em serviços de streaming sem ter feito antes o download da mídia para reprodução offline. Os aplicativos da Netflix e do Spotify, por exemplo, possuem esse recurso;
  • Evite jogos online enquanto não estiver com acesso ao wi-fi;
  • Evite navegar pelo Instagram, TikTok e outros aplicativos similares;
  • Sempre verifique se não há alguma rede social aberta em segundo plano;
  • Se precisar conversar com alguém, prefira mensagens de texto. Evite ligações via internet;
  • Desligue o GPS e qualquer aplicativo que use geolocalização quando não for necessário;
  • Fuja dos aplicativos que tenham muita publicidade, principalmente com aqueles banners animados, cheios de imagens alegres e coloridas --cada imagem daquela está consumindo seu plano de dados.

Espere para fazer todas essas coisas quando estiver em uma rede Wi-Fi segura. Em caso de dúvida, habilite o "modo avião".

Configure o navegador e sistema operacional

Outro passo importante é configurar o sistema operacional de seu smartphone para usar de forma inteligente o plano de dados.

No Android, entre em "Configurar" ou "Ajuste" (dependendo do modelo do seu telefone), toque em "Conexões" e escolha "Uso de dados" ou "Dados móveis". Depois entre em "Protetor de dados" e ative a função.

No iPhone, vá até "Ajustes" e toque em "Celular", depois toque em "Opções de Dados Celulares" e ative o Modo de Economia de Dados.

Isso vai impedir ou diminuir a frequência com que alguns apps enviam ou recebem dados em segundo plano.

Alguns aplicativos oferecem opções semelhantes para controle de gastos. Basta olhar nas configurações de cada um deles. No Google Fotos, por exemplo, selecione a opção para fazer upload apenas quando estiver conectado a uma rede wi-fi.

No Chrome, reduza o consumo de dados mantendo o "Modo Lite" do seu celular Android ativado. Em linhas gerais, o recurso simplifica as páginas que passam pelo servidores do Google para que menos dados sejam transferidos para o aparelho. A função não está disponível para iPhones e iPads.

Apele para um aplicativo

Disponível para Android e iOS, o My Data Manager monitora e ajuda a economizar o consumo de seu plano de dados. O aplicativo fornece gráficos que facilitam a visualização dos gastos, seja por plano do celular, wi-fi ou roaming. Além disso, é possível criar avisos para não ultrapassar os dados de sua franquia.

Já o aplicativo Mobile Counter executa o mesmo serviço, mas peca pelo excesso de propaganda, que acaba poluindo a visualização das funções.