Topo

Rog Phone 5: novo celular gamer tem modo "não enche" e memória exagerada

Smartphone gamer Asus Rog Phone 5 - Guilherme Tagiaroli/UOL
Smartphone gamer Asus Rog Phone 5
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

10/03/2021 08h15Atualizada em 10/03/2021 14h25

A marca taiwanesa Asus acaba de anunciar o seu mais novo smartphone gamer: Rog Phone 5. O aparelho tenta reunir a melhor ficha técnica disponível no momento com uma série de recursos específicos para quem joga muito. Não tem previsão para chegada ao Brasil, mas o preço dele no mercado europeu dá uma ideia do que esperar: a partir de 799 euros (cerca de R$ 5,5 mil em conversão direta, na cotação atual).

Para dar uma noção do poder de fogo dele, o Rog Phone 5 vem equipado com o processador Snapdragon 888, que é 25% mais rápido que o Snapdragon 865 (presente no seu antecessor), e 16 GB de RAM (possibilitando rodar games com gráficos pesados sem travamentos). Para facilitar a jogatina, ele vem com um modo para bloquear chamadas e notificações, e botões na lateral para ajudar em disparos em jogos de tiro. como Freefire, Fortnite ou Call of Duty.

Quando estrear no Brasil, o Rog Phone deve fazer frente ao Legion Phone Duel, da Lenovo, que foi recentemente lançado por aqui. O rival tem preço sugerido de R$ 7.199.

Com ele em mãos

Ainda que não tenha data para lançamento por aqui, Tilt teve acesso a uma unidade do novo smartphone gamer da Asus. A caixa do dispositivo é gigante comparada aos dispositivos topo de linha convencionais. Ao abri-la, ele conta com gravuras de anime que ganham vida com ajuda de realidade aumentada. Fora isso, há dentro dela uma capinha para o smartphone, um cabo e um carregador gigante.

Detalhe da traseira do smartphone gamer Asus Rog Phone 5 - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Detalhe da traseira do smartphone gamer Asus Rog Phone 5
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

O smartphone em si também é grande com sua tela de 6,78 polegadas (cerca de 17 centímetros) e bem mais pesado que o convencional. Estamos falando de um celular que pesa 243 gramas —um Galaxy S21, por exemplo, pesa 169 gramas. Isso tudo se justifica pelo corpo de metal e componentes internos, mas, no fim das contas, o peso em si não é tão ruim pois ajuda a dar mais "pegada" para quem joga.

Como o Legion Phone Duel, a Asus optou aqui por duas baterias de 3.000 mAh, somando 6.000 mAh. A razão dessa divisão é tentar balancear melhor o calor do smartphone. Assim, as altas temperaturas não se concentram apenas em uma parte do corpo do dispositivo.

Para carregar o aparelho, ele vem acompanhado de um carregador de 65 W. Na prática, são necessários 51 minutos para chegar a 100% de bateria.

Outro detalhe interessante é que ele tem duas portas USB-C. Uma na lateral para que a pessoa possa carregar o dispositivo enquanto joga, e uma outra para conectar acessórios. Ainda falando em portas, o Rog Phone 5 tem a entrada convencional de fone de ouvido de 3,5 mm, contrariando boa parte dos dispositivos top de linha da atualidade.

Na parte de baixo, Asus Rog Phone 5 conta com entrada convencional de fone de ouvido e porta USB-C para conectar acessórios - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Na parte de baixo, Asus Rog Phone 5 conta com entrada convencional de fone de ouvido e porta USB-C para conectar acessórios
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

A Asus incluiu ainda recursos de software para que o usuário possa programar o smartphone para parar de recarregar quando chegar a 80% —esta prática costuma auxiliar na vida útil das células da bateria, causando menos desgaste—, ou para deixá-lo carregando à noite sem que a bateria forneça carga durante o período —outra medida para reduzir o desgaste das células do aparelho.

Diferentemente dos aparelhos da atualidade, o Rog Phone 5 tem uma moldura um pouco maior para abrigar a câmera frontal e alto-falantes. Com essa disposição, não há perigo de alguém jogar com o telefone deitado e "tapar" as saídas de som. Para quem quer fazer transmissões enquanto joga, o smartphone conta com um conjunto de quatro microfones espalhados pelo seu corpo para auxiliar na tarefa.

A tela de 6,78 polegadas tem uma taxa de atualização de 144 Hz. Para você ter uma noção, smartphones convencionais têm display de 60 Hz. No fim das contas, isso diz respeito ao ciclo de atualização. Quanto maior é este número, melhor e mais suave a exibição de animações em jogos.

A Asus também diz que o Rog Phone 5 tem a menor latência de toque do mercado. Isso quer dizer que entre o toque do usuário na tela e a execução do comando no game, há um tempo de resposta de 24,3 milissegundos. Concorrentes ficam na casa dos 44,4 milissegundos (Galaxy S21 Ultra) e 48 milissegundos (Xiaomi Mi 11). Esses números são minúsculos, mas podem fazer diferença num cenário de competição de games, onde um toque atrasado pode representar uma derrota.

Na lateral, o Rog Phone 5 tem o que a Asus chama de AirTriggers, que são botões ultrassônicos bem discretos. Eles são especialmente interessantes para jogos de tiro, pois executar comandos só tocando na tela por muito tempo cansa.

Esta ranhura na lateral no Asus Rog Phone 5 é na verdade um botão específico para games - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Esta ranhura na lateral no Asus Rog Phone 5 é na verdade um botão específico para games
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Mesmo sendo um aparelho muito voltado para alto desempenho em games, a Asus incluiu um bom conjunto de câmeras nele. Na traseira, há um sensor principal de 64 MP da Sony, além de um sensor ultra-grande angular. Na frente, há uma câmera selfie de 24 MP. Todas são bem honestas, com bom desempenho no modo noturno e selfies bem iluminadas.

Com o processador Snapdragon 888, 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, o Rog Phone 5 é com certeza um dos aparelhos mais equipados no que diz respeito à ficha técnica. Em meu rápido contato com o aparelho, impressionou bastante a fluidez dos comandos e a qualidade da tela de 144 Hz.

Para ajudar a domar toda essa potência, a empresa implementou modos de uso para que o usuário não utilize seu poder de fogo quando estiver conversando com alguém no WhatsApp, por exemplo.

No app Armoury Crate, é possível configurar perfis de uso. O "modo x", por exemplo, é de alto desempenho, aumentando as opções de conectividade de rede (pode conectar em duas redes de wi-fi simultaneamente para evitar falha de conexão) e alterando o tempo de resposta do toque na tela. Já o modo "ultra durável" reduz nível da tela e reduz o nível da CPU, aumentando a autonomia do dispositivo.

Para personalizar experiências do game, é necessário acionar o Game Genie, uma espécie de menu que fica no lado esquerdo da tela em que é possível bloquear o recebimento de chamadas e notificações. Nele também dá para ativar o áudio háptico (em que o celular dá uma espécie de tremida dependendo da ação do game) e o Scout Mode —com ele ativado, as cores do jogo são invertidas, facilitando encontrar inimigos em games de tiro.

Game Genie permite bloquear chamadas e notificações para não atrapalhar a jogatina - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Game Genie permite bloquear chamadas e notificações para não atrapalhar a jogatina
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Asus Rog Phone 5: ficha técnica

  • Sistema: Android 11
  • Tela: 6,78 polegadas FullHD Amoled de 144 Hz
  • Processador: Snapdragon 888 (2,8 GHz; octa-core)
  • Memória RAM: 8 GB, 12 GB e 16 GB
  • Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Câmera traseira: 64 MP (principal) + 13 MP (ultra-wide ) + 5 MP (macro)
  • Câmera frontal: 24 MP
  • Bateria: 6.000 mAh (dividida em duas células de 3.000 mAh cada) com carregador de 65 W
  • Conexões móveis: 5G e wi-fi 6E
  • Portas: 1 USB-C 3.1 (lateral), 1 USB-C 2.0 (na parte de baixo) e entrada para fone de ouvido
  • Desbloqueio: biometria (sensor sob a tela)
  • Preço: 799 euros (8 GB de RAM/128 GB de armazenamento), 899 euros (12 GB/256 GB) e 999 euros (16 GB/256 GB)