Topo

Donos de iPhone 12 reclamam que bateria diminui rápido mesmo sem uso

Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

Marcelle Duarte

Colaboração para Tilt

03/12/2020 16h13

A nova linha iPhone 12 completará só dois meses de vida em dezembro, mas alguns usuários já começam a relatar problemas com os celulares. Um dos mais polêmicos é o rápido e incomum descarregamento da bateria, relatado por pelo menos mil pessoas nas redes sociais, segundo informações do site "9to5mac", especializado em produtos Apple.

A compatibilidade com a rede 5G, presente nos quatro lançamentos (iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max), havia ligado um alerta quanto ao desempenho da bateria.

Mas, surpreendentemente, surgiram relatos da linha 12 descarregando rápido demais mesmo com a tela desligada, conectada no Wi-Fi e/ou com o 5G e o Bluetooth desligados.

No Reddit, em fóruns e no próprio site da Apple, alguns usuários contam que a bateria perde entre 20% e 40% da carga durante a noite, sem nenhum uso. Para piorar, nem mesmo as atualizações em segundo plano (que consome a bateria) estavam ligadas.

Nos comentários da reclamação original, uma pessoa que se apresenta como engenheiro enviou gráficos de consumo de seu iPhone 12 em diferentes situações, afirmando que são incomuns: a carga não deveria decair da mesma maneira com o celular em uso, em standby ou em modo de economia de bateria.

Usuário publicou print do desempenho da bateria do seu iPhone - Reprodução - Reprodução
Usuário publicou print do desempenho da bateria do seu iPhone
Imagem: Reprodução

Outro usuário diz ter feito um diagnóstico no suporte da Apple, e tudo está ok com o aparelho. Sendo assim, suspeita-se de algum bug na versão nova do sistema operacional (iOS 14.2), que pode estar causando a queda incomum na bateria.

Vale lembrar, também, que a bateria da linha 11 é levemente maior do que a da linha 12. Por mais que o processador novo (A14 Bionic) prometa um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de bateria, essa diferença entre a capacidade das duas gerações foi alvo de críticas.

Veja as configurações

  • iPhone 12 mini: 2.227mAh
  • iPhone 12 e iPhone 12 Pro: 2.815 mAh
  • iPhone 12 Pro Max: 3.687 mAh
  • iPhone 11: 3.110 mAh
  • iPhone 11 Pro: 3.046 mAh
  • IPhone 11 Pro Max: 3.969 mAh