Topo

Anatel lança comparador de planos de internet, celular e TV por assinatura

Reprodução
Imagem: Reprodução

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

23/07/2020 15h29

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou nesta quinta-feira (23) o lançamento do seu aplicativo Anatel Comparador, que permite a comparação de preços de planos de celular, telefone fixo, TV por assinatura e banda larga fixa.

Segundo a Anatel, a plataforma foi criada para ajudar os consumidores a descobrirem os planos que mais cabem dentro do orçamento e perfil de consumo.

Entre os serviços disponíveis no app estão os oferecidos pela Claro, Oi, Sky, Tim e Vivo. A princípio, o Anatel Comparador não exibe os valores de combos— que costumam ser mais em conta.

"É o fortalecimento da capacidade de escolhas, empoderamento mediante à transparência de oferta. Esse aspecto conjunto a outros, como diminuição do fardo do cancelamento e cobrança são peças chaves para que o consumidor esteja apto para se tornar um agente decisivo e ativo no mercado", afirmou Leonardo de Morais, presidente da Anatel.

As informações e detalhamento sobre os planos que aparecem no sistema são oferecidos pelas próprias operadoras. Até o momento, a plataforma conta com um total de 380 ofertas cadastradas.

Segundo a Anatel, o lançamento é o início de um sistema que será continuamente aprimorado, com destaque para a inclusão futura de informações sobre combos de serviços.

O aplicativo está disponível na loja de aplicativos do Google e da Apple.

Como funciona

Depois de fazer o download do aplicativo, o usuário precisa aceitar o termo de uso da plataforma.

Na página principal, o aplicativo vai exibir as opções:

  • Telefonia móvel
  • Telefone Fixo
  • TV por Assinatura
  • Banda larga fixa

Na parte inferior da tela, existe um item chamado "Município". Selecione-o para definir o Estado e cidade que deseja receber as informações.

Anatel Comparador: tela 2 - escolha de municípios - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Volte para a tela inicial e escolha uma das opções listadas acima para ter acesso aos planos disponíveis no momento. Os resultados serão exibidos dos mais baratos para os mais caros.

Se quiser, o usuário pode colocar filtros adicionais para sua busca, como "Nome da Oferta", "Operadora", "Modalidade", "Preço" e/ou "Fidelização".

Anatel Comparador: tela 3 - filtros - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para comparar os planos, clique no símbolo que possui um quadrado com um sinal de confirmação no centro (no canto superior) e selecione os pacotes de interesse. O aplicativo permite analisar até três itens ao mesmo tempo. Em seguida, clique no botão "Comparar".

Anatel Comparador: tela 4 - comparativo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"O que estamos garantindo para os consumidores é que não há nenhum viés em favor de oferta A ou B", explicou Abraão Balbino, superintendente de competição da Anatel. Segundo o executivo, o algoritmo pega as informações passadas pelas operadoras e as mostra em ordem crescente ou decrescente.

Para Balbino, as operadoras devem ter o compromisso de garantir que as ofertas dentro da plataforma são as mesmas oferecidas fora dela. Caso alguma discrepância exista e o valor cobrado por determinado serviço for menor dentro do app, as empresas devem adotá-lo.

A recomendação da agência é de que as atualizações de preços dos planos comercializados devem ser realizadas em sincronia dentro e fora do aplicativo.