PUBLICIDADE
Topo

Nuvem de gafanhoto: brasileiros tentam achar no Google como fritar o inseto

Nuvem de gafanhotos passa pela Argentina - Divulgação/Senasa/Argentina
Nuvem de gafanhotos passa pela Argentina Imagem: Divulgação/Senasa/Argentina

Helton Simões Gomes

De Tilt

27/06/2020 14h47

Na semana em que uma nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil, os brasileiros correram para procurar na internet como fritar os insetos.

O assunto incomum gerou uma explosão de pesquisas no Google e fez com que ele fosse um dos mais requisitados no motor de buscas em todo o país. Na terça-feira, quando a notícia sobre a "nuvem de gafanhotos" surgiu, o termo foi o mais pesquisado pelos internautas do Brasil.

O assunto não gera tanta comoção nem na Argentina, onde o fenômeno nasceu. As buscas feitas por lá são apenas um décimo das realizadas pelos brasileiros.

A partir dos termos pesquisados de forma associada a "nuvem de gafanhotos", é possível saber que o brasileiro desconfia que há uma relação entre o avanço dos insetos e passagens descritas na Bíblia.

Prova disso é que buscas relacionando o livro sagrado para cristãos e o inseto saltaram 700%. Nessa conta, entram expressões como:

  • gafanhotos na bíblia
  • Nuvem de gafanhotos na bíblia
  • Praga de gafanhotos na bíblia
  • Dez pragas do Egito

Os estados que abrigam as pessoas mais interessadas no assunto são Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste último, o receio é tanto que o governo gaúcho mandou para o campo agentes que devem atuar como "caça-gafanhoto". Eles são responsáveis por monitorar qualquer mudança, já que os insetos estão a 150 km da fronteira do estado com a Argentina.

Pelas perguntas mais feitas ao Google sobre o tema, dá para ter uma clara noção das reais preocupações que passam pela cabeça do brasileiro neste momento. São coisas como:

  • O que faz o gafanhoto?
  • Como matar gafanhoto?
  • O que o gafanhoto come?

Há ainda outros questionamentos que não chegam a ser os principais, mas tiveram um salto exponencial de busca, superior a 5.000%. Nesta lista, há dúvidas de como a nuvem se formou e até sobre qual é o exato ponto da Bíblia em que os gafanhotos são citados. Mas, sem dúvida, a mais curiosa delas é:

  • Como fazer gafanhoto frito?

Acredite, já há sites publicando receitas para surfar nessa explosão de interesse. O preparo, em resumo, requer utensílios como uma frigideira e ingredientes como sal e óleo.

Não pense que o assunto é moda passageira. A agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) já publicou um livro que mostra como o hábito de comer insetos é importante para a segurança alimentar do mundo.