Topo

Proteja o seu WhatsApp e evite que ele seja hackeado em quatro passos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

24/08/2019 12h09

Você conhece alguém que já teve o perfil do WhatsApp roubado? O golpe se tornou bem popular, mas adotando alguns cuidados é possível aumentar a proteção e diminuir os riscos de uma invasão.

Antes de entrarmos nas dicas é preciso alertar que o primeiro sinal de que algo estranho aconteceu é se a sua conta no WhatsApp se desconectar sozinha. Caso tenha acontecido, tente reativar o perfil imediatamente em seu celular.

  • Abra o aplicativo do WhatsApp;
  • Insira o seu telefone para ativar a conta;
  • Aguarde o envio do código de seis dígitos para confirmar a ativação do perfil

Aproveite essa hora para verificar se mensagens não foram enviadas em seu nome sem o seu conhecimento.

Como proteger melhor o WhatsApp?

Algumas pessoas ainda acreditam que todas as ameaças envolvem estratégias brilhantes e bem elaboradas de hackeamento. Na realidade, os golpistas também podem se aproveitar comportamentos dos próprios usuários para atacarem.

Por isso, a primeira dica é:

1 - Jamais compartilhe o código de autenticação

Uma das maneiras mais fáceis para se ter o acesso indevido ao WhatsApp de alguém é obtendo o código de ativação (de seis dígitos) que é enviado por SMS para o celular cadastrado pelo usuário. Logo, nunca informe esse número para qualquer pessoa que seja. Nem mesmo a família.

Um conhecido passou por uma situação delicada. Uma pessoa fingiu ser funcionária de um site de anúncios online e o induziu a fornecer o código com o argumento de que o procedimento era necessário para que as informações do apartamento que ele estava alugando fossem validadas.

Ele chegou a passar o código. Quando viu que o seu WhatsApp tinha sido desconectado, ele rapidamente percebeu que havia cometido um erro. No minuto seguinte, reativou a conta em seu aparelho. Foi por pouco.

2 - Verificação em duas etapas

Também é conhecido como autenticação em dois fatores. Trata-se de uma configuração feita para dar uma camada a mais de segurança. Para ativá-la, é preciso criar uma senha que só você deve saber.

Na hora de ativar o WhatsApp em seu celular, o sistema vai sempre exigir a confirmação do código SMS enviado automaticamente para o seu número e também essa senha cadastrada por você.

Por isso, mesmo que alguém tenha tido acesso ao código recebido, será preciso descobrir também a sua nova senha para acessar o seu perfil.

  • Na parte de configurações do WhatsApp, selecione o item "Conta";
  • Selecione a opção "Verificação em duas etapas" ("Confirmação em duas etapas" no iPhone);
  • Escolha o item "Ativar" e digite o PIN de seis dígitos;
  • Confirme o PIN e toque em "Avançar";
  • Siga os passos exibidos na tela e finalize no item "Concluído".

3 - Sistemas atualizados a todo instante

Os especialistas de segurança recomendam que todos os sistemas que rodam no celular devem estar sempre atualizados. Isso vale principalmente para o WhatsApp e para o sistema operacional do dispositivo.

As empresas vivem corrigindo problemas (inclusive de segurança) durante as atualizações de versões. Manter a última atualização é importante.

4 - Antivírus para celular? Sim!

Programas maliciosos cada vez mais inteligentes têm desafiado bastante os especialistas em segurança. Por isso, a recomendação é criar barreiras para os invasores. A mais comum é a instalação de um bom antivírus. Pesquise bem, teste alguns e veja o que melhor se adapta ao seu dispositivo.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS