Topo

Recurso contra bisbilhoteiros no WhatsApp começa a chegar ao Android

Todos usuários de Android devem receber a novidade em breve - Getty Images
Todos usuários de Android devem receber a novidade em breve Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

14/08/2019 16h23

Sem tempo, irmão

  • Usuários do beta do WhatsApp para Android já podem proteger o app com biometria
  • Função já estava disponível no iPhone para desbloqueio com digital e face
  • Novidade estará dentro do menu de privacidade nas configurações do app

Quem tem celular Android pode comemorar: em breve, o WhatsApp irá receber uma nova ferramenta de segurança, que bloqueia o acesso às mensagens por meio de impressão digital. O recurso, já disponível para iPhones, protegerá todo conteúdo por biometria. Isso significa que mesmo que alguém acesse seu celular por meio de senha, sua digital ainda será necessária para abrir o WhatsApp.

O site especializado WABetaInfo informou que a novidade já está sendo liberada para todos os usuários participantes do programa beta do WhatsApp no Android. Para acessá-la, é preciso atualizar o aplicativo pelo menos à versão 2.19.221.

Uma vez atualizado, o aplicativo contará com mais um recurso dentro de suas configurações. O caminho para encontrá-lo começa no menu Conta, seguido de um clique no ícone do cadeado, de Privacidade. Na tela seguinte, lá embaixo, você poderá acionar a novidade, identificada como "Desbloquear com impressão digital".

Bloqueio por digital no WhatsApp de Android - Reprodução - Reprodução
WhatsApp para Android receberá bloqueio por digital em breve
Imagem: Reprodução

Ligando a chavinha, o app vai pedir que você confirme sua digital antes de habilitar a nova trava. Depois, você poderá escolher em quanto tempo biometria será requisitada de novo para o desbloqueio. Pode ser imediatamente, depois de um minuto ou depois de 30 minutos.

Os mais preocupados com a segurança devem acionar a opção imediatamente, mas também precisam se preparar para botar o dedo no sensor de digital toda vez que forem abrir o WhatsApp.

A função também permitirá que o conteúdo de notificações seja restrito, ou seja, aquela prévia das mensagens recebidas ficará oculta para olhos que não sejam os seus.

Aproveitando a empolgação com a segurança da sua conta, a gente tem mais uma recomendação: ative a "Verificação em duas etapas" no aplicativo. Desta forma, você estará mais protegido contra golpistas que tentam clonar perfis no serviço de mensagens.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Chegou Tilt, o canal de tecnologia do UOL

UOL Tilt