Topo

Golpe na área! Mensagem do PIS/Pasep no WhatsApp esconde perigos

Mensagem usa o nome da Caixa Econômica para convencer internautas - Rodrigo Bellizzi/Getty Images/iStockphoto
Mensagem usa o nome da Caixa Econômica para convencer internautas Imagem: Rodrigo Bellizzi/Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 10h15

Dinheiro atrai dinheiro, certo? Só que ele acaba atraindo também uma série de golpes online. O mais novo da praça envolve o WhatsApp e mensagens sobre o novo lote do PIS/Pasep, liberado na última quinta-feira (17).

Ao todo, quatro links suspeitos estão circulando pelo serviço de mensagens e usando o nome da Caixa Econômica para convencer os usuários.

De acordo o Dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, mais de 200 mil detecções do golpe foram observadas em apenas 24h entre usuários que utilizam as ferramentas de segurança da companhia.

Quando o usuário clica em um dos links, uma página surge informando um suposto valor disponível para ser resgatado. "PIS salarial pra quem trabalhou entre 2005 à 2018 no valor de R$ 1.223,20".

Algumas perguntas aparecem logo abaixo, como:

  • Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 a 2018?
  • Você está registrado atualmente?
  • Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?

Golpe Caixa Econômica - PIS/Pasep no WhatsApp - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma outra página na qual é incentivado a compartilhar o golpe com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

O objetivo da fraude não é muito claro, mas golpes assim costumam ser usados para o roubo de dados pessoais, cadastro indevido em serviços de SMS pago ou a inclusão do número de telefone da vítima em programas de publicidade paga - ou tudo isso junto.

O que fazer?

Para não cair em golpes parecidos, os especialistas em segurança digital sempre aconselham o "desconfiômetro", principalmente quando as mensagens pedem que o usuário compartilhe o conteúdo com outras pessoas.

Na dúvida, não clique em nenhum link e não preencha nenhum formulário (caso exista um).

Manter o sistema operacional atualizado e ter um antivírus instalado no dispositivo também é fundamental para evitar problemas maiores.

Além disso, você pode checar a veracidade do suposto link com ferramentas online, como esta do Google ou da própria Psafe.

Evite golpes no WhatsApp com estas dicas

UOL Notícias