Topo

Parte da equipe de robótica afegã se refugia no México

"As Sonhadoras Afegãs", time de robótica só para meninas do Afeganistão, em apresentação na ONU em 2020 - Unicef Afeganistão/Fazel/2020
"As Sonhadoras Afegãs", time de robótica só para meninas do Afeganistão, em apresentação na ONU em 2020 Imagem: Unicef Afeganistão/Fazel/2020

Do México

25/08/2021 16h01

O governo mexicano recebeu nesta terça-feira (24) cinco afegãs membros de uma equipe de robótica premiada internacionalmente que decidiram deixar o Afeganistão depois que o Talibã tomou o poder.

As jovens Fatemah Qaderyan, Lida Azizi, Kawsar Roshan, Maryam Roshan e Saghar Salehi foram recebidas no aeroporto da Cidade do México pelo chanceler Marcelo Ebrard.

As autoridades do Ministério das Relações Exteriores do México não as identificaram diretamente por motivos de segurança. Quatro delas participaram de uma coletiva de imprensa, com os cabelos parcialmente cobertos por um véu e os rostos protegidos da covid-19 por uma máscara.

"Não apenas salvaram nossas vidas, mas também nossos sonhos que buscamos tornar realidade (...). Nossa história não vai acabar triste por causa dos talibãs", disse uma das jovens por meio de uma tradutora.

A menina disse que a equipe feminina de robótica mostrou que as mulheres também são capazes de fazer ciência no Afeganistão.

"Agora que o Talibã assumiu o poder, a situação não é mais favorável par nós (...) Neste regime nós, meninas, temos dificuldades (...) é por isso que estamos gratas por estar aqui", acrescentou.

As jovens, detalhou a chancelaria mexicana, poderão ter acesso ao visto humanitário por até 180 dias com direito a renovação ou poderão escolher o status de sua preferência. O companheiro de uma das meninas também teve o refúgio concedido.

"A proteção dos valores fez com que nos comprometêssemos para que elas estejam no México (...) queremos dizer-lhes de todo o coração: vocês estão em casa", disse Ebrard.

O refúgio foi concedido graças à intervenção de uma organização civil, os voos foram custeados com doações através de uma instituição mexicana, não identificada por motivos de segurança, e as jovens receberão hospedagem e alimentação gratuitas.

As meninas são conhecidas como "as sonhadoras afegãs", ganharam um prêmio especial no campeonato mundial e recentemente criaram um novo respirador para pacientes afetados pela covid-19 a partir de peças de carros antigos.

Esta equipe de robótica do Afeganistão é formada por cerca de 20 mulheres, a maioria adolescentes. De acordo com reportagens da imprensa, outras integrantes conseguiram deixar aquele país na última semana.

O México anunciou dias atrás que estava processando solicitações de refugiados de afegãos, especialmente mulheres e meninas que desejam deixar o país depois que o Talibã chegou a Cabul, após a retirada das tropas americanas.

Há o temor de que a brutalidade que marcou o regime do Talibã que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001 e forçou as mulheres a permanecerem confinadas em suas casas retorne.

O México tem uma longa tradição de concessão de refúgio e já recebeu personalidades como o revolucionário russo Leon Trotsky e perseguidos políticos da Espanha e de países sul-americanos.