Topo

Renato de Castro

Com incertezas da pandemia, empresas aprendem a planejar a curto prazo

Paulo Veríssimo (esq.) e João Roberto Marques Lobo (dir.) participam de conversa com o colunista Renato de Castro - Renato de Castro
Paulo Veríssimo (esq.) e João Roberto Marques Lobo (dir.) participam de conversa com o colunista Renato de Castro Imagem: Renato de Castro

06/11/2020 04h00

Quando falamos da realidade das pequenas empresas no Brasil, na minha opinião, não tem autoridade maior que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. O que muitas pessoas não sabiam até agora é que o Sebrae também está envolvido no processo de suporte, capacitação e assessoria aos pequenos municípios brasileiros.

Para conhecer mais sobre esse tema, superimportante agora em tempos de covid-19, eu conversei com o João Roberto Marques Lobo, gerente da Regional Zona da Mata e Vertentes e com o Paulo Veríssimo, analista do Sebrae Minas Gerais.

Você sabia que eles estão com projetos especiais para ajudar os pequenos empresários a superarem este período difícil de crise? Segundo João Roberto, com as incertezas geradas pela pandemia de covid-19, que pode incluir até uma segunda onda no Brasil, o "curto prazo virou o planejamento da empresa".

O Sebrae foi criado em 1972 exatamente com o propósito de capacitar e promover o desenvolvimento econômico e a competitividade de micro e pequenas empresas, mas eles não ficam por ai!

Bem, se você por algum motivo perdeu essa live, aqui vai o link para assistir a entrevista na íntegra e se atualizar quanto às oportunidades que estão disponíveis via Sebrae.

Alem disso, também falamos sobre um evento muito bacana, o e-Cidades - Cidades Inteligentes e Conectadas, que este ano ocorrerá em formato online, permitindo a participação do país todo. O evento será transmitido pelo YouTube nos dias 23 e 24 de novembro e, o melhor, todos nossos seguidores da coluna estão especialmente convidados.

Durante o evento serão apresentadas soluções que conectam inovação e gestão pública na busca pelo futuro dos municípios, dentro de uma análise sobre a necessidade de adequação aos novos contextos nas quais as cidades precisam ser empreendedoras e inovadoras. O que temos discutido semanalmente aqui, concorda?

Um grande abraço e nos vemos na próxima semana.