Topo

Renato de Castro

Com a pandemia, cidades pensam em como atrair turistas na quantidade certa

Renato de Castro
Imagem: Renato de Castro

26/10/2020 04h00

Com a situação originada pela pandemia de covid-19, não foram apenas os eventos que tiveram de se adaptar. A queda abrupta de turistas e visitantes provocou o caos em destinos e cidades que, durante décadas, desenvolveram suas estratégias baseadas no turismo como principal motor econômico.

Era, de resto, um dos grandes problemas e desafios antes da pandemia que, mal ou bem, trouxe à tona a verdadeira essência do que pode ser o turismo inteligente baseado em estratégia de valorização dos recursos naturais, culturais e patrimoniais.

"Antes da pandemia, tinha muito turismo e era insustentável. Agora temos pouco e também é insustentável", disse Vitor Pereira, idealizador e CEO do Smart Travel na nossa conversa [veja o vídeo abaixo].

Já havíamos conversado no passado sobre um novo conceito chamado Economia km 4.Zero, lembra? Parece que o foco na valorização dos recursos locais, o que chamamos de localização, realmente está se fortalecendo pelo mundo.

Pereira cita o exemplo das pequenas cidades turísticas portuguesas. Como atrair turistas para esses locais de uma forma sustentável?

Então atravessamos o oceano e desembarcamos em Portugal para conversar sobre os desafios atuais do setor e a importância do desenvolvimento de novas estratégias inteligentes para mitigar os impactos da pandemia.

Pereira aproveitou para convidar cidades brasileiras a participarem ativamente do evento Smart Travel, que acontecerá em Bragança (100% digital) em dezembro de 2020.

Este é o único evento global que conecta cidades inteligentes e turismo inteligente.

Este ano, como de costume, conta com a presença de alguns dos mais influentes especialistas internacionais, entre os quais os pesos-pesados Carlos Moreno (mentor da "Cidade de 15 Minutos"), Jonathan Reichental (livro "Smart Cities for Dummies"), Piero Pelizzaro (Smart City Milan), Martin Barry (Manifesto Market) e também Laila Al-Hadhrami, Federico De Arteaga Vidiella, Inga Hlin Palsdottir, Eliana Bejanaro, Sasha Qian, e muitos outros. Imperdível!