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Renato de Castro

Como a IA que faz legendas de vídeos ao vivo "entende" o que você fala?

Inteligência artificial da Skylar fez a tradução simultânea e a legendagem da live - Renato de Castro
Inteligência artificial da Skylar fez a tradução simultânea e a legendagem da live Imagem: Renato de Castro

01/11/2020 04h00

Essa semana conversei com Luana Moro, cofundadora e CEO da Skylar, uma startup 100% nacional de inteligência artificial criada e incubada em Piracicaba, interior de São Paulo. A Skylar foi uma das primeiras empresas no Brasil a desenvolver uma inteligência artificial para a legendagem automática simultânea de conteúdos audiovisuais no formato ao vivo ou gravado. A solução da empresa já é capaz de legendar conteúdos em tempo real para eventos ao vivo em português, inglês e espanhol.

Legendagem não é só uma tradução para texto para ser colocada no vídeo. Há uma série de regras bem sofisticadas para isso. Veja o caso da Netflix ou outros serviços de streaming, por exemplo. Percebeu que dá tempo para você ler o texto e no nomento que a fala é dita na tela? Todos esses detalhes importantes foram trabalhados para desenvolver a Skylar, como a Luana Moro contou na nossa conversa.

Quer saber mais detalhes e ainda ver como essa ferramenta funciona na prática? Assista ao vídeo abaixo —ou leia as legendas ;)

Nos tempos difíceis de distanciamento social que estamos vivendo, a humanidade se tomou mais digital do que nunca. Não quer dizer que não fossemos antes. Uma vida quase cotidiana nas redes sociais e as reuniões por videoconferência já eram uma realidade, mas não eram a regra. E mais, a verdadeira disrupção veio na comprovação da eficiência do chamado home office e homeschooling —trabalho e estudos não presenciais, na maioria das vezes em nossas casas.

Os desafios em tempos de crises são sempre enormes. Mas as oportunidades também. Uma prova disso é o "fenômeno Zoom". Como eu já havia mencionado em outro texto, nos primeiros três meses de pandemia, a Zoom, líder mundial em comunicações de vídeo, saltou de 10 milhões de usuários diários para mais de 200 milhões em março de 2020, o que inclui 90.000 escolas em 20 países diferentes. Consequentemente, de acordo com o BusinessInsider, com uma capitalização de mercado de US$ 48,78 bilhões, a empresa hoje vale mais do que as sete maiores companhias aéreas do mundo juntas.

De forma geral, as empresas de tecnologia aparentam estar conseguindo contornar bem a crise. Muitas delas têm aproveitado para crescer e expandir com o aumento na demanda por digitalização, catalisado pela covid-19. E a boa notícia é que temos empresas tupiniquins também surfando essa onda.

Você tem uma ideia legal, mas está com medo de empreender? Se inspire com a história bacana dessa aspirante a unicórnio 100% made in Brasil.