Topo

De Final Fantasy a Street Fighter: clássicos para jogar no Nintendo Switch

"Street Fighter 30th Anniversary Collection" traz 12 jogos da série de luta da Capcom - Divulgação
"Street Fighter 30th Anniversary Collection" traz 12 jogos da série de luta da Capcom Imagem: Divulgação

Tiago Alcântara

Colaboração para o START

20/08/2019 14h00

Se você sente culpa por não ter zerado aquele "Final Fantasy" clássico ou se arrepende até hoje de não ter conseguido aproveitar a obra-prima "Okami", o Switch pode ser a resposta.

O console da Nintendo vem se transformando em um grande repositório de jogos clássicos e franquias célebres, um catálogo ideal para você matar a saudade ou tapar aquele buraco na coleção. Com a vantagem, ainda, de poder levar o videogame nas viagens para jogar em (quase) qualquer lugar.

Final Fantasy

Final Fantasy - Switch - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das franquias que você não pode dizer que nunca jogou, "Final Fantasy" tem uma série de opções para quem quer reviver grandes momentos ou experimentar um pouco da história dos RPGs japoneses. A plataforma de games da Nintendo conta com "Final Fantasy VII", "Final Fantasy IX", "Final Fantasy X/X 2 HD", "Final Fantasy XII: The Zodiac Age", "Final Fantasy XV: Pocket Edition" e deve receber o remaster de "Final Fantasy VIII" em breve. São centenas de horas de gameplay, complementadas por histórias que marcam a memória de cada jogador.

Trilogia Doom

Doom II - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quem quiser retornar aos dias de detonar demônios com gráficos clássicos vai poder jogar novamente os três primeiros games da id Software no Switch. Além de poder jogar um dos shooters que definiu o gênero de forma portátil, você ainda pode fazer um aquecimento para "Doom Eternal" que chega em novembro, para PS4, Xbox One, PC e também para o portátil da Nintendo.

King of Fighters

King of Fighters  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se você é um verdadeiro apreciador do gênero de luta, provavelmente tem um trio favorito de lutadores de "The King of Fighters" na ponta da língua. Desde seu lançamento, em 2017, o Switch vem recebendo uma série de ports de games da série por preços módicos. Atualmente, o console tem alguns dos favoritos dos fãs, como "The King of Fighters 98", "The King of Fighters 2002" e vários outros.

Street Fighter

Street Fighter II - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se, por outro lado, você adora mandar o Ryu dar hadouken, vai gostar de saber que "Street Fighter II: The Final Challengers" tem um modo exclusivo no qual você joga em primeira pessoa e usa os joy-con para executar o famoso golpe do protagonista da série. No entanto, um negócio com custo benefício muito mais positivo é investir na "Street Fighter 30th Anniversary Collection" que possui 12 jogos da franquia. Games como "Street Fighter Alpha" e "Super Street Fighter II Turbo" vão, com toda certeza, fazer você se lembrar das fichas gastas em fliperamas com um sorriso no rosto.

Sonic

Sonic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Sonic Mania" não é exatamente um dos jogos clássicos do ouriço azul mais rápido do mundo virtual. No entanto, com fases fortemente inspiradas nos mundos do passado e uma jogabilidade característica dos Sonic da era do Mega Drive, o game tem tudo que um seguidor nostálgico da série precisa para se reconectar com o personagem. Vale muito a pena correr para pegar a sua cópia. Se é que vocês me entendem.

Contra

"Contra Anniversary Collection" é uma forma de apresentar o clássico game de correr e atirar para uma geração nova de jogadores. Os games para lá de difíceis e cheios de ação chegam ao Switch em um pacote que faz parte das comemorações de 50 anos da Konami, dona da marca.

Collection of Mana

Final Fantasy Adventure - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das franquias mais lembradas pelos fãs de RPGs raiz, a série Mana ganhou um lançamento no ocidente pela Square Enix. O bundle que reúne os três primeiros games da série ("Final Fantasy Adventure/Mystic Quest", "Secret of Mana" e "Trials of Mana") já havia sido disponibilizado no Japão desde 2018. Essa é a chance dos apreciadores do bom e velho formato japonês de RPG de matar a saudade do que não viveram no passado.

Resident Evil

Resident Evil - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das séries mais famosas da Capcom, "Resident Evil" tem várias de suas entradas mais emblemáticas disponíveis para o videogame híbrido da Nintendo. Anote aí porque a lista é extensa: "Resident Evil", "Resident Evil 0", "Resident Evil 4" - além de "Revelations" e "Revelations 2" já podem garantir várias horas de munição escassa e sustos para os jogadores. Mas, tem mais: "Resident Evil 5" e "Resident Evil 6" estão a caminho do videogame e devem ser lançados ainda em 2019. O que faz com que o Switch tenha um catálogo bem servido, apesar de deixar de fora queridinhos como o segundo e o terceiro jogos principais da série.

Okami

Okami - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Imagine um game da franquia "Zelda", só que com um protagonista que é um cão mitológico e que precisa salvar um mundo baseado no Japão ancestral. É isso que vemos em "Okami", game que teve sua remasterização lançada no Nintendo Switch no ano passado. Um sucesso de crítica, a aventura ainda hoje segue com seus contornos épicos. Vale muita a pena conferir as mecânicas divertidas e a bela história do game, que cai como uma luva no Switch.

Devil May Cry

Devil May Cry - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O primeiro game da série "Devil May Cry", desenvolvida por Hideki Kamiya, chegou em versão remasterizada para o Nintendo Switch. A primeira aventura de Dante pode ser jogada no console híbrido, mas talvez não seja um bom negócio para quem tem um ou PS4 ou Xbox One, já que há uma trilogia remasterizada disponível por um preço um pouco mais camarada nessas plataformas. Afinal de contas, o diabo pode até chorar, mas a sua carteira não tem nada a ver com isso.

Castlevania

Outro pacote de games que vai deixar os fãs sedentos é "Castlevania Anniversary Collection". Lançada em maio deste ano, a coleção tem nove games diferentes da série, incluindo os primeiros e clássicos jogos da franquia da Konami. O bundle também traz "Kid Dracula", que estreia no Ocidente de forma oficial. Originalmente, o spin-off da série foi publicado em 1993 para Game Boy, mas só para o público japonês. Prepare seu chicote, alho e várias horas para explorar castelos e matar monstros de todos os tipos.

Turok

Turok - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma franquia que também resolveu surfar na onda de nostalgia que está rolando na plataforma híbrida da Nintendo é "Turok". As aventuras do caçador de dinossauros vão fazer com que os anos dourados do Nintendo 64 voltem ao imaginário dos jogadores. Com um diferencial de que o console atual da empresa tem um pouco mais de processamento, livrando as partidas daquela neblina estranha.

Games do NES (SNES a caminho?)

NES Switch - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para quem assina o serviço Nintendo Switch Online, a marca japonesa disponibiliza a cada mês novos jogos de seu catálogo de clássicos do NES - o Nintendinho. Alguns críticos dizem que um acervo tão antigo é pouco pelo valor pago na assinatura e, ao que parece, a marca está ouvindo. Registros de patente indicam que a empresa está desenvolvendo um controle de SNES sem fio para o Switch, o que poderia sinalizar a chegada de games do videogame para o console híbrido.

Mais alguém aí não vê a hora de jogar "Super Mario World" outra vez?