Topo

Radar


"Super Mario Maker 2": Internet vai à loucura com as fases impossíveis

Parece só mais uma fase de Mario, até você tentar chegar no final - Reprodução/Twitter
Parece só mais uma fase de Mario, até você tentar chegar no final Imagem: Reprodução/Twitter

Tiago Alcântara

Colaboração para o START

08/07/2019 10h30

Não é só o Patife que está sofrendo e aprendendo com "Super Mario Maker 2", o jogo de Nintendo Switch que transforma você em criador de games do Mario. Nos compartilhamentos pela internet, vemos desde game designers consagrados quanto fãs do encanador bigodudo indo à loucura com as fases malucas e desafiadores que estão surgindo.

Apesar do modo história de "Super Mario Maker 2" oferecer cerca de 200 níveis, a graça toda está em encarar as invenções da comunidade. E, como já era de se esperar, algumas das fases exigem o máximo de habilidade dos jogadores.

Dá só uma olhada nesse nível aqui:

Para não assustar os novatos, a Nintendo separou as fases compartilhadas de acordo com o nível dificuldade. Outra forma de evitar que os jogadores se sintam injustiçados é exigir que o criador, antes de fazer o upload de sua fase, consiga terminá-la pelo menos uma vez.

Por falar em designers, algumas das fases que estão fazendo sucesso são de um profissional famoso: Matt Thorson, o criador dos jogos indie "TowerFall" e "Celeste" - este último, apontado como um dos melhores games de 2018.

Em sua conta no Twitter, Thorson comentou o quanto está curtindo o game e criou uma thread para compartilhar as fases que criou por lá. Um dos seguidores do criador de "Celeste" postou um pequeno trecho, para vocês entenderem do que estamos falando:

Algumas das fases trazem condições específicas, como o famoso "terminar sem pular nenhuma vez".

Com ferramentas específicas, "Super Mario Maker 2" também faz a alegria de que curte "speedruns", possibilitando a criação de fases todas baseadas na correria e em realizar interações rápidas com o cenário para seguir adiante.

Em alguns casos, é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fica até difícil de entender.

O game prova que não falta imaginação para os fãs de jogos de plataforma. Você conseguiria passar desse trecho?

Sempre tem uma pegadinha, né? Nesse nível aqui, dá para entender bem até onde vai a crueldade de alguns dos designers amadores de fases.

"Super Mario Maker 2" é exclusivo do Nintendo Switch e já está disponível no formato digital, inclusive, na loja eShop brasileira. Confira o review do START, incluindo algumas fases criadas com base nos ensinamentos de Miyamoto.

Mais Radar