Topo

Porta dos Fundos satiriza conclave e escolha do próximo papa em novo vídeo

Gregório Duvivier e dois atores em esquete do "Porta dos Fundos" - Reprodução/Youtube Gregório Duvivier e dois atores em esquete do "Porta dos Fundos" - Reprodução/Youtube
Gregório Duvivier e dois atores em esquete do 'Porta dos Fundos' Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/04/2025 16h04

O canal de humor "Porta dos Fundos" (Youtube) fez uma sátira ao conclave, como é chamada a reunião do Colégio de Cardeais para eleger um novo papa, em vídeo publicado ontem.

O que aconteceu

Gregório Duvivier, 39, surge como o cardeal organizador do conclave. Na nova esquete, o personagem de Duvivier está prestes a anunciar o nome escolhido para ser o novo papa quando é interrompido por Deus, interpretado por Fábio Porchat, 41.

Deus ironiza o cardeal que será nomeado e deixa os cardeais desconfiados. O diálogo entre o mediador do conclave e Deus se torna cada vez mais conturbado conforme o anúncio do novo papa se aproxima.

No final, Deus consegue "manipular" a eleição de forma inusitada. Ele induz o cardeal vivido por Gregório Duvivier a dizer o nome de um de seus preferidos e celebra a vitória "fake" de modo sarcástico.

Estética faz alusão ao cenário do filme "Conclave". No longa, vencedor de um Oscar em 2025, o conclave é liderado pelo personagem de Ralph Fiennes, 62, e reproduz como acontece a votação para eleger o "santo padre", realizado na Capela Sistina, no Vaticano.

Personagens também estão caracterizados com roupas semelhantes às usadas na vida real. Todos estão com a batina e o solidéu vermelhos.

Além de coincidir com o sucesso de "Conclave", esquete surge logo após a morte do papa Francisco. O pontífice morreu aos 88 anos de idade no último dia 21 de abril e o próximo conclave está marcado para começar no dia 7 de maio com a presença de 133 cardeais eleitores.