Unha encravada? Entenda o mito que envolve a morte de Bob Marley

"Bob Marley: One Love", a cinebiografia do Rei do Reggae, já está em cartaz nos cinemas brasileiros e traz detalhes sobre a vida do cantor. Um dos assuntos abordados é a morte de Marley, que muitos acreditam de maneira errônea a uma unha encravada.

O que aconteceu

Uma lenda urbana dizia que Bob Marley teria morrido por não tratar uma unha encravada em seu pé direito. Isso não é verdade: o cantor se machucou durante uma partida de futebol e teve uma lesão sob a unha do dedão.

Acontece que este machucado não se curava, e este é um dos sintomas do melanoma maligno que Marley já tinha. O câncer, já existente, foi confirmado em 1977 como melanoma lentiginoso acral por meio de duas biópsias. Ao contrário de outros melanomas, que geralmente aparecem na pele exposta ao sol, o melanoma lentiginoso acral ocorre em locais fáceis de passar despercebidos, como a sola dos pés ou sob as unhas dos pés.

O artista rejeitou a opinião dos médicos, que o incentivaram a amputador o dedo. Marley acreditava que isso atrapalharia sua desenvoltura no palco e dizia que a amputar o dedo ia contra a sua religião, Rastafári. Por isso, ele apenas removeu a unha e fez um enxerto com pele retirada da coxa.

Apesar da doença, ele continuou os shows agendados, até que passou mal no Central Park, em Nova York, e ao ser levado ao hospital foi constatado que câncer se espalhou. O último show do cantor aconteceu dois dias depois em Pittsburgh, Pensilvânia, em 23 de setembro de 1980. O resto da turnê foi cancelada.

Ele morreu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, devido à propagação do melanoma nos pulmões e no cérebro. Marley recebeu um funeral na Jamaica, em 21 de maio de 1981.

"Bob Marley: One Love"

O filme celebra a vida e a música de Bob Marley, um ícone que inspirou gerações por meio de sua mensagem de amor e união. O público acompanha detalhes da vida do artista, assim como shows e convivência com amigos e família.

Dirigido por Reinaldo Marcus Green ("King Richards: Criando Campeãs"), o filme é estrelado por Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch. James Norton, Tosin Cole, Umi Myers e Anthony Welsh também integram o elenco.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes