Topo

Rita Lee: o que a cantora pensava do título de 'rainha do rock brasileiro'

De Splash, em São Paulo

09/05/2023 11h04

Rita Lee ficou conhecida como a "rainha do rock brasileiro". O título, no entanto, era considerado "cafona" pela cantora, que morreu ontem aos 75 anos. A declaração foi feita durante entrevista ao jornalista Guilherme Samora e publicada pela revista Rolling Stone, em novembro de 2022.

"Gosto mais de ser chamada de 'padroeira da liberdade' do que 'rainha do rock', que acho um tanto cafona", disse a cantora, após ser questionada se imaginava um dia ser cultuada como "santa padroeira da liberdade" na exposição do MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.

"Levantaram meu baú de roupas de show, instrumentos e curiosidades minhas. Havia um espaço para quem quisesse escrever um bilhetinho para mim e até hoje estou lendo, de tantas cartinhas que recebi", completou.

Rita disse ainda que queria voltar a voltar como mulher, caso exista uma nova encarnação. "Temos conquistas pela frente e, aos poucos, vamos tomando o poder a que temos direito. Se for para reencarnar novamente aqui na Terra vou querer ser mulher, caso contrário vou nascer hermafrodita num lugar onde não haja preconceito nem políticos escrotos."

Rita Lee - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Rita Lee
Imagem: Instagram/Reprodução

A cantora se aposentou dos palcos em 2012. Aos 64 anos, Rita anunciou em um show no tradicional Circo Voador, no Rio de Janeiro, que deixaria os palcos. Aquela foi sua primeira apresentação no palco que fica sob os arcos da Lapa, e ela declarou: "Queria dizer que esse é o meu penúltimo show, mas já considero o último. É... Vou me aposentar dos palcos."

O último show oficial aconteceu dias mais tarde, em Aracaju (SE). No entanto, ela chegou a fazer outras duas apresentações posteriores, uma no DF e outra no centro da capital paulista.

Desde então, ela deixou de pintar os cabelos e foi viver reclusa em um sítio no interior de São Paulo. Ao aposentar as tradicionais madeixas ruivas e assumir o grisalho, à época, a artista declarou que gostaria de "ficar anônima".

Rita Lee: veja fotos da carreira da artista