OpiniãoMúsica

Killswitch Engage celebra o metalcore no Summer Breeze

Nem só de metal clássico foi o último dia da edição 2024 do Summer Breeze Brasil. Carregando nas costas um dos últimos grandes movimentos do rock pesado, o Killswitch Engage viveu para mostrar seu metalcore durante o anoitecer no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Formado em 1999 em Westfield, Massachusetts (Estados Unidos), com a união de músicos do Overcast e Aftershock, o Killswitch Engage pegou a finaleira do nu metal e se consolidou como uma força dentro de uma nova vertente, o metalcore — ou screamo, se você não for tão purista.

Killswitch Engage no palco do Summer Breeze Brasil
Killswitch Engage no palco do Summer Breeze Brasil Imagem: Micaela Wernicke/UOL

Em seus oito discos lançados nos últimos 25 anos, o grupo se especializou no equilíbrio entre letras introspectivas, que tratam de temas como dor, solidão, superação e resiliência, com um instrumental vigoroso, de guitarras em primeiro plano em vocal gritado.

Pelo que se viu no Summer Breeze, a fórmula tem dado certo: o mar de camisetas estampadas com as capas da banda circulando pelo festival já aguardava ansiosamente pela apresentação do grupo antes mesmo da banda anterior, Avatar, sair do Hot Stage. E eles souberam, à sua maneira, atender à expectativa.

Com pouco papo e muita ação, o vocalista Jesse Leach botou as cordas vocais para funcionar quase ininterruptamente, começando por "The Curse", do álbum "As Daylight Dies" (2006).

Killswitch Engage no palco do Summer Breeze Brasil
Killswitch Engage no palco do Summer Breeze Brasil Imagem: Micaela Wernicke/UOL

De uma só vez, a banda engatou as músicas "A Bid Farewell", do álbum "The End of Heartache" (2004), "Beyond the Flames", de "Disarm the Descent" (2013), "The Signal Fire" e "Unleashed", ambas de"Atonement" (2019) e "Hate by Design" do disco "Incarnate" (2016).

Em mais de um momento, Leach desceu para cantar e tirar selfies junto com os fãs, mostrando a sinergia presente entre banda e público. Outra figura presente, o guitarrista e vocalista de apoio Adam D. pediu pela abertura de novas rodas punk — o que foi prontamente atendido.

Continua após a publicidade

O setlist robusto, de 18 músicas, testou a resistência do público, que aos poucos foi se debandando nas últimas canções. A finaleira foi com um cover de "Holy Diver", do mestre Dio, faixa bônus de uma edição especial de "As Daylight Dies" que se tornou o encerramento oficial dos shows do Killswitch Engage. Melhor que isso, não fica.

SUMMER BREEZE OPEN AIR BRASIL 2024
Data: domingo, 28 de abril de 2024
Abertura: 10h
Endereço: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo, SP)
Classificação etária: 16 anos

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes