Topo

Rita Lee: por que a cantora se afastou dos palcos e como vive em 2023

Rita Lee concluiu em abril do ano passado o tratamento contra o câncer - Reprodução/Instagram
Rita Lee concluiu em abril do ano passado o tratamento contra o câncer Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

14/02/2023 10h11

Rita Lee, 75, fez uma rara aparição em foto compartilhada por seu marido, o músico e compositor Roberto de Carvalho. A cantora conhecida como Rainha do Rock está curada do câncer que acometeu seu pulmão esquerdo.

Câncer foi descoberto em maio de 2021. Na época, Rita estava com 73 anos e passava por exames de rotina quando descobriu o tumor. Na mesma ocasião, a equipe já anunciou que ela seguiria os tratamentos de imuno e radioterapia.

Rita Lee se aposentou dos palcos em 2012. Então aos 64 anos, Rita anunciou em um show no tradicional Circo Voador, no Rio de Janeiro, que deixaria os palcos. Aquela foi sua primeira apresentação no palco que fica sob os arcos da Lapa, e ela declarou: "Queria dizer que esse é o meu penúltimo show, mas já considero o último. É... Vou me aposentar dos palcos." O último show oficial aconteceu dias mais tarde, em Aracaju (SE). No entanto, ela chegou a fazer outras duas apresentações posteriores, uma no DF e outra no centro de São Paulo.

Rita não se aposentou da música, segundo ela mesma. Mais tarde, a 'ovelha negra' esclareceu em sua conta no Twitter que jamais se afastaria das canções: "Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio de cena absolutamente paixonadacocês".

Afastamento da vida pública

Rita deixou de pintar os cabelos e vive reclusa em um sítio no interior de São Paulo. Ao aposentar as tradicionais madeixas ruivas e assumir o grisalho, a artista declarou que gostaria de "ficar anônima". No sítio, Rita e Roberto vivem rodeados da natureza e dos bichos.

Sou uma profissional [da quarentena]. E, de repente, me vi envelhecendo. E o envelhecer para mim foi uma surpresa, porque eu nunca fui velha na vida. Fiquei com vontade de viver minha velhice afastada dos palcos. Não dividindo isso com o público.
Rita Lee, em entrevista ao Fantástico, em 2020

Isolamento acentuou durante tratamento contra o câncer, e as declarações de Rita passaram a vir por Roberto de Carvalho e pelo filho mais velho do casal, Beto Lee. Na maioria das fotos publicadas, Rita usava um chapéu para esconder os cabelos curtos. Ao longo do tratamento, foram mais de 30 sessões de quimioterapia e radioterapia. Gradualmente, ela foi abandonando os chapéus nas ocasionais publicações nas redes sociais.

Cantora quis manter 'energia e bom humor' sob tratamento. Foi o que ela disse em uma entrevista concedida ao jornal O Globo após o diagnóstico: "Fiz um pacto com o universo, com o Criador, com os "seres de luz", de que ia segurar a barra de ter um câncer no pulmão. Mas fácil não é. Quantas vezes não disse que teria de pagar algum pedágio da vida? Era um sopro atrás do outro: 'Pare de fumar. Você fuma desde os 22 anos, pare agora'. Era como uma luz que acendia no fundo da mente."

Cura foi confirmada em abril de 2022, após realização de novos exames de rotina. A cantora recebeu a notícia de que estava 100% curada. Bem-humorada, a artista chegou a apelidar o tumor de "Jair", segundo Beto. "A cura da minha mãe me emocionou pra caralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de 'Jair'. That's Rita", escreveu, em publicação feita no Instagram.

Mas ela mantém a prudência mesmo após a remissão, e segue na rotina mais tranquila no sítio ao lado do marido. Os dois fazem raras atualizações sobre a rotina que levam e a vida em casal, e preferem priorizar o sossego e a tranquilidade.

  • Assista em Splash: O Otalab comenta as principais notícias sobre o BBB 23 e exibe a entrevista exclusiva com a atriz Débora Nascimento. Confira o programa completo com Otaviano Costa: