Topo

MP se manifesta para arquivar queixa contra Griphao por racismo

BBB 23: Bruna Griphao durante Jogo da Discórdia - Reprodução/Globoplay
BBB 23: Bruna Griphao durante Jogo da Discórdia Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/03/2023 16h55

O Ministério Público do Rio de Janeiro arquivou a queixa prestada pelo advogado William Faintych, por fala supostamente racista de Bruna Griphao contra Fred Nicácio no BBB 23 (Globo).

A decisão é pública e pode ser acessado pela internet. Nela, o órgão alega não ter encontrado provas consistentes para evoluir com a investigação.

O caso se tornou público em informação trazida pelo colunista de Splash Lucas Pasin. Segundo ele, o inquérito foi aberto na 42ª Vara Criminal do Rio de Janeiro no dia 25 de fevereiro. A juíza Alessandra de Araújo Bilac enviou o processo ao Ministério Público para que o órgão se manifestasse. Nesta tarde, o MP recomendou o arquivamento.

O que aconteceu?

Bruna Griphao se tornou alvo de ação no TJ do Rio de Janeiro após ser denunciada por suposta fala racista contra Fred Nicácio. Durante o BBB 23, a atriz chamou o médico de "urubu de luto" e gerou debate nas redes.

"Para algumas pessoas, tal situação pode parecer corriqueira, sem qualquer importância. Mas não, não é. O urubu é um animal de cor negra/preta. O momento de luto remete à cor negra/preta. O senhor Fred Nicácio é um homem afro-brasileiro", afirma o advogado no documento que está na Justiça, ao qual Lucas Pasin, de Splash, teve acesso.

Na ação, ainda é citado o racismo sofrido pelo jogador Vinicíus Jr, quando pediram que ele parasse de "macaquices". O exemplo é apontado no documento para argumentar o racismo citando animais.

'Bruna não teve intenção de ofender'

Defesa de Bruna nega intenção de ofender e promete ação por danos morais. Procurada pela coluna, a equipe de Bruna Griphao enviou uma nota sobre a ação na Justiça e a possibilidade de abertura de inquérito, assinada pelo advogado criminalista Patrick Berriel.

"Qualquer cidadão comum pode noticiar um fato às autoridades. No entanto, existe um abismo entre a notícia de um suposto acontecimento e, de fato, esse ocorrido ser um crime. Bruna não teve intenção de ofender o outro participante e tampouco conduta discriminatória. A defesa informa ainda que irá tomar as medidas judiciais cabíveis, nas áreas criminal e civil, por crime de violência moral e danos morais."

Procurada, a equipe de Fred Nicácio diz que não vai se manifestar, uma vez que a ação não é movida pelo participante ou por um advogado que o represente. Fred está novamente confinado para a repescagem do BBB 23.

  • 64184
  • true
  • http://splash.uol.com.br/bbb/enquetes/2023/03/18/enquete-uol-bbb-23-numa-repescagem-quem-voce-quer-que-volte-ao-programa.js