Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Como Alcides foi castrado após Tenório descobrir traição em Pantanal 1990?

Castração de Alcides em "Pantanal 1990" foi considerada uma cena pesada - Divulgação/Globo e Reprodução/SBT
Castração de Alcides em 'Pantanal 1990' foi considerada uma cena pesada Imagem: Divulgação/Globo e Reprodução/SBT

De Splash, no Rio

20/07/2022 04h00

Tenório (Murilo Benício) deve descobrir no capítulo de hoje, segundo os resumos divulgados pela TV Globo, que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) o traiu com o seu capanga, Alcides (Juliano Cazarré). Isso vai acontecer quando o fazendeiro ouvir uma conversa entre Alcides e Zefa (Paula Barbosa). Ele ainda vai anunciar que pensa em levar a segunda esposa, Zuleica (Aline Borges), e os outros filhos para a fazenda.

Na versão de 1990, alguns capítulos depois de descobrir a traição da esposa e se separar dela, Tenório (interpretado por Antônio Petrin) decide "capar" Alcides (Ângelo Antônio). Tudo isso na frente de Maria Bruaca (Ângela Leal).

Considerada pesada, a cena escrita por Benedito Ruy Barbosa chocou os telespectadores da TV Manchete e virou notícia nos jornais da época.

"O ápice dessas sequências foi, naturalmente, a cena da castração. Muito sangue, muita cara feia de dor e pavor. Todos os elementos necessários para fazer parecer real - mesmo sem mostrar o 'fato consumado' - o ato de cortar 'os bagos' do peão Alcides", escreveu uma reportagem da Folha de S. Paulo em 16 de novembro de 1990.

Mas como foi a cena de castração de Alcides?

Maria Bruaca decide visitar a filha, Guta, na fazenda em que vivia com a família antes de se separar de Tenório e é bem recebida por Zuleica. Alcides, no entanto, fica à beira do rio para esperá-la e não encontrar, possivelmente, o ex-patrão.

Alcides e Maria acabam relembrando os momentos que viveram juntos na fazenda, mas são surpreendidos por Tenório. O personagem, portado de uma arma, ameaça matar os dois e os mantém amarrados.

Após anoitecer, ele revela a intenção de castrar o peão. Desesperada, Maria suplica ao ex-marido para que não mutile Alcides e diz que está disposta a lhe devolver as terras do Sarandí, que ficaram com a personagem após a separação. "Não faz isso, pelo amor de Deus", pede Bruaca.

"Você deveria ter pensado nisso antes de se deitar com esse peãozinho de merda", responde Tenório, antes de atacar o peão com um golpe em suas partes íntimas, causando dor e grito em Alcides. O fazendeiro ameaça jogar o ex-peão no rio para ser devorado pelas piranhas se Bruaca não se deitar com ele mais uma vez, estuprando a ex-mulher.

Bruaca e Alcides são levados para a tapera de Juma e Tenório vai embora com a arma e o barco deles. Triste, o peão diz a Bruaca que não quer continuar vivo. Ela, por sua vez está decidida a matar o ex- marido. Desnorteados, eles voltam para a fazenda e decidem não contar a verdade para ninguém. Diante de todos, eles afirmam que foram atacados por uma onça e que o barco foi levado pela correnteza.

Como foi gravar a cena?

Para o ator que viveu Alcides, Ângelo Antônio, que estava em sua primeira novela, gravar uma das cenas mais fortes da telenovela foi "assustador".

A gente não acreditava (que ia fazer a cena). Lembro de ser um momento de muita surpresa e impacto. Imagina isso no ar naquela época.
Ângelo, em entrevista ao O Globo.

Se Bruno Luperi seguir o que foi escrito pelo seu avô em 1990, alguns capítulos depois, Alcides se vinga e mata Tenório. Ele também revela a Bruaca que não teve o órgão genital atingido no momento de fúria do fazendeiro. Ângelo acredita que essa reviravolta tenha sido uma resposta do autor à comoção dos telespectadores da novela na época.