Topo

Bruaca? O que significa palavra usada por Tenório com esposa em 'Pantanal'

Maria (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício) em cena em "Pantanal" - Reprodução / TV Globo
Maria (Isabel Teixeira) e Tenório (Murilo Benício) em cena em "Pantanal" Imagem: Reprodução / TV Globo

De Splash, em São Paulo

01/05/2022 04h00

A maneira como Tenório (Murilo Benício) — um personagem moralista, conservador e preconceituoso — trata a mulher, Maria (Isabel Teixeira), tem chamado a atenção dos novos fãs de "Pantanal" (TV Globo).

Uma das características mais marcantes da falta de respeito do fazendeiro com a esposa é a maneira como ele se refere a ela: "bruaca". Mas, afinal, o que significa essa palavra?

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra tem cinco definições — sendo três delas depreciativas com mulheres.

A primeira delas diz que "bruaca" é "cada um dos sacos de couro cru usados para o transporte de objetos, víveres e mercadorias sobre cavalgaduras, presos a cada lado das suas cangalhas". A segunda é parecida: "bolsa de couro cru para ser usada a tiracolo."

Já as interpretações que fazem sentido com o contexto e os personagens de "Pantanal" são: "mulher velha e feia; bruxa, jabiraca, mocreia", "mulher velha, maldosa e fofoqueira" e "prostituta, geralmente idosa, que não consegue atrair muitos clientes."

Além dos significados encontrados no dicionário, também existe um último sentido para a palavra. No Nordeste, "bruaca" é uma panqueca doce, geralmente cozida em frigideira ou chapa quente. Sua massa é feita com farinha, açúcar, leite, margarina e ovos.

A novela "Pantanal" estreou no horário nobre da TV Globo no dia 28 de março, assumindo o posto deixado por "Um Lugar ao Sol".