Topo

Por que o filho dos Bonetti não aparece em 'A Mulher da Casa Abandonada'?

Margarida Bonetti na sala de sua casa durante visita de inventariantes - Arquivo
Margarida Bonetti na sala de sua casa durante visita de inventariantes Imagem: Arquivo

De Splash, em São Paulo

12/07/2022 04h00

Desde que Chico Felitti lançou o podcast "A Mulher da Casa Abandonada", a pergunta que ele mais ouve é sobre o filho de Margarida e Renê Bonetti. O homem era uma criança quando os pais escravizaram uma mulher nos Estados Unidos e seu nome não consta em nenhuma denúncia ou crime. Ainda assim, o público tem muita curiosidade de saber quem ele é.

"Eu escuto [essa pergunta] umas cem vezes por dia. Parece que os ouvintes se apegaram muito ao fato de que existe um filho e esse filho morou nos Estados Unidos", contou o jornalista na gravação ao vivo do podcast "Bom Dia, Obvious" com Marcela Ceribelli, durante a Bienal do Livro de São Paulo, no sábado (9).

Chico Felitti explicou ao público presente na Bienal —boa parte de jovens— o cuidado que o jornalismo tem que ter ao contar uma história. O podcast é uma parceria dele com o jornal Folha de S. Paulo.

"Eu tenho o direito de contar a história de um crime que nunca foi julgado porque isso é de interesse público. Todo mundo que está envolvido nesse crime de uma maneira ou outra está exposto porque é uma história de interesse público."

Que direito eu tenho de falar de uma criança, que morava em uma casa onde ocorreu um crime, e que nunca foi envolvida em um processo? Direito nenhum. Chico Felitti, jornalista

Chico está acompanhando o barulho que o caso de Margarida Bonetti está fazendo na internet, principalmente depois que a história viralizou no TikTok. Parte do público já cria teorias e existe até um documento completo salvo e compartilhado entre fãs do podcast sobre tudo o que se sabe sobre a tal casa abandonada. Ele diz que sente decepcionar quem espera mais informações sobre o filho.

"Para frustrar um pouco a internet —já que as pessoas estão pirando no filho— eu até sei coisa do filho, mas não vai ter", admitiu o criador do podcast, que faz um paralelo com sua própria vida.

"Se o meu pai, que é bastante trambiqueiro, for preso um dia, não quero ser envolvido nas falcatruas dele. É para garantir o direito individual das pessoas de ser julgado só pelo o que elas cometem que o filho vai ser uma 'banguelinha' nessa história."

Margarida foi denunciada ao FBI

No bate-papo na Bienal, Chico Felitti ainda adiantou ao público o que esperar do próximo capítulo do podcast, que estreia na quarta-feira (13). No penúltimo episódio de "A Mulher da Casa Abandonada", o jornalista vai revelar que Margarida Bonetti já foi denunciada diversas vezes ao FBI e explicar qual o motivo de ela não estar presa.

"Eu menti um pouco... Eu omiti, na verdade, nunca menti. Já denunciaram ela para o FBI. Vocês lembram da Mari Moradas, a vizinha que é doula e é cidadã americana? No momento em que ela fica sabendo que a Margarida é quem é, ela denuncia para o FBI", contou Chico, citando uma personagem que aparece no segundo episódio.

Ele ainda conta que diversos brasileiros fizeram o mesmo, já que a história de Margarida Bonetti já era bem conhecida no bairro de Higienópolis, onde fica a mansão em que ela vivia. "Teve muito mais tentativa de interferência e de denúncia no Brasil do que teve nos Estados Unidos."

A liberdade da brasileira que escravizou e violentou uma mulher por 20 anos é o que mais incomoda os ouvintes do podcast, que chegaram a pichar o muro da casa com a palavra "escravocata" (sic) e jogar um saco de estrume dentro do terreno.

muro - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
A casa que virou ponto turístico com o sucesso do podcast 'A Mulher da Casa Abandonada'
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

"Eu mostro que têm casos de brasileiros que cometeram crimes nos Estados Unidos ou outros países e foram julgados e estão presos. Era para isso ter acontecido. O natural era que isso tivesse acontecido. Mas não aconteceu. E eu respondo a pergunta por que que isso não aconteceu", adianta Chico.

Já o sétimo e último episódio será uma entrevista com a própria Margarida Bonetti. Chico Felitti disse ter ficado 72 horas acampado em frente à casa para conseguir chamar a atenção da mulher. Ela conversou com ele por telefone por cerca de 2 horas. A previsão é que o podcast tivesse apenas seis episódios, mas depois que o jornalista conseguiu a entrevista, ele e sua equipe optaram pelo episódio extra.