Topo

Instituto Luisa Mell entra em 'casa abandonada' de podcast e resgata bichos

De Splash, em São Paulo

03/07/2022 10h46

Uma equipe do Instituto de Luisa Mell entrou na mansão abandonada em Higienópolis, em São Paulo, que ficou conhecida pelo podcast "A Mulher da Casa Abandonada", do jornalista Chico Felitti.

Alguns animais foram resgatados para avaliar se houve abandono ou não. Nos vídeos, não foi possível notar a presença da própria Luisa Mell — ela também não publicou nada relacionado ao tema em seus perfis pessoais nas redes sociais. A moradora do local também não foi vista, de acordo com as imagens publicadas.

"A casa está não somente insalubre, como com um cheiro terrível. E a dona foi embora! Vamos averiguar a saúde dos animais e entender se há abandono", dizem algumas das publicações feitas no Instagram do Instituto de Luisa Mell.

Em sequência de vídeos publicados nos Stories, o delegado Bruno Lima, conhecido por apoiar a causa de defesa dos animais, disse que a Vigilância Sanitária e o Controle de Zoonoses também foram acionados para verificar o local.

"Falamos com vários vizinho aqui do entorno, isso aqui é um problema antigo no bairro. Isso é um celeiro de doenças, na verdade, é um problema de zoonose, vigilância sanitária", afirmou.

"A Mulher da Casa Abandonada"

Podcast do jornalista Chico Felitti para a Folha de S.Paulo, "A Mulher da Casa Abandonada", vem liderando as paradas do Spotify, contando a história de Margarida Bonetti, que vive em uma mansão abandonada em Higienópolis, um dos bairros mais caros de São Paulo.

A produção investiga como Margarida e o marido, Renê Bonetti, "ganharam de presente" uma empregada doméstica quando se casaram e mudaram para os Estados Unidos. O casal viveu no país com a funcionária, que vivia em condições análogas à escravidão.

A vítima não era remunerada pelo trabalho e sofria agressões dos patrões, até que conseguiu fugir enquanto o casal fazia uma viagem ao Brasil. O crime foi investigado pelo FBI, e Renê foi condenado a seis anos de prisão, mas Margarida conseguiu fugir para São Paulo.

Os episódios de "A Mulher da Casa Abandonada" vão ao ar às quartas, às 7h, nas plataformas digitais.