Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

'Thor: Amor e Trovão': é preciso ver os filmes anteriores para entender?

Há uma nova pessoa digna do poder de Thor: Jane Foster - Divulgação/Disney
Há uma nova pessoa digna do poder de Thor: Jane Foster Imagem: Divulgação/Disney

Renan Martins Frade

Colaboração para o UOL

07/07/2022 12h00

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (7) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "Thor: Amor e Trovão", "Olá, Adeus e Tudo Mais" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Inscreva-se para receber a newsletter semanalmente. Assinante UOL ainda tem 10 newsletters exclusivas.

Hoje, 7 de julho, chega aos cinemas brasileiros um dos filmes mais aguardados do ano: "Thor: Amor e Trovão". Nesta nova aventura, Jane Foster - a personagem interpretada por Natalie Portman - se revela capaz de empunhar o famoso Mjölnir, se tornando digna do poder do Deus do Trovão. Saiba mais a seguir.

Além de ser um novo capítulo do já extenso Universo Cinematográfico da Marvel, o filme é mais uma etapa na carreira do diretor Taika Waititi. O neozelandês, que também atua em frente às câmeras, vem revelando uma filmografia que trafega entre os cinemas independente e os blockbusters, mas sempre evocando alguns temas centrais em comum e, principalmente, paletas de cores fortes acompanhadas de trilhas sonoras cheias de sucessos do rock.

Aproveitando essa deixa, trazemos nesta edição do Na Sua Tela alguns dos longas-metragens anteriores do cineasta, todos disponíveis nas plataformas de streaming.

Como nem tudo se resume à Casa das Ideias, a Netflix traz outras duas grandes estreias nesta semana. Uma delas com apelo para adolescentes e jovens adultos, enquanto a outra fará a alegria das crianças nesses tempos de férias.

Quer mais? A dica da Flavia Guerra mostra que o Orgulho LGTBQIA+ não pode ficar restrito a junho, enquanto a newsletter fecha com um grande clássico de Jet Li que merece ser visto ou revisto.

O que tem de novo?

THOR: AMOR E TROVÃO

Thor: Amor e Trovão - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
Chris Hemsworth retorna ao papel de Deus do Trovão em "Thor: Amor e Trovão"
Imagem: Divulgação/Disney
  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas - clique para comprar ingressos
  • O que tem de bom: Finalmente a Fase 4 da Marvel Studios apresenta um filme que não exige nenhum conhecimento prévio do espectador. "Thor: Amor e Trovão" é uma história autocentrada, que entrega tudo aquilo que você precisa saber para entendê-la. Além disso, é uma produção que se vale ainda mais das características da obra do diretor Taika Waititi, como uma maior presença do elenco infantil (as crianças, aliás, vão amar o longa). Mesmo que sem muita sutileza e refino, o enredo traz reflexões pertinentes sobre amor, vida, religião e paternidade. Destaque para a presença de Natalie Portman, que retorna como Jane Foster e assume o manto da heroína Poderosa Thor. Certamente ela vai empoderar não só as mulheres, mas todos aqueles que, em algum momento, passaram por situações de saúde delicadas em suas vidas. Por fim, uma dica: há duas cenas pós-créditos.
  • O que te faz sentir: poder, amor
  • Extra direto do Splash: 'Thor 4' é para os fãs de Guns 'N Roses, não para quem gosta da Marvel

Quer saber todos os lançamentos dos cinemas nesta semana? Então é só clicar aqui!

OLÁ, ADEUS E TUDO MAIS

OLÁ, ADEUS E TUDO MAIS - imagem - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
"Olá, Adeus e Tudo Mais" deve conquistar os fãs de "Para Todos os Garotos"
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: "Olá, Adeus e Tudo Mais" é uma adaptação da obra de mesmo nome, escrita por Jennifer E. Smith, e segue a linha de best-sellers para o público jovem-adulto que são transformados em filmes. Na trama, um casal - formado por Talia Ryder ("Nunca, Raramente, às Vezes, Sempre") e Jordan Fisher ("Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você") - decide fazer um pacto: se separar antes de irem para a faculdade. A partir daí começa um conto sobre o amor e as experiências da juventude. Certamente irá cair como uma luva para fãs de franquias como "Barraca do Beijo" e a própria "Para Todos os Garotos".
  • O que te faz sentir: paixão, independência

A FERA DO MAR

A FERA DO MAR - imagem - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
"A Fera do Mar" é a nova animação infantil da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: amanhã, dia 8, Netflix
  • O que tem de bom: No ritmo das férias de meio de ano, a Netflix lança o filme animado exclusivo "A Fera do Mar". Inspirada nas irresistíveis histórias de piratas, a produção traz uma menina que entra escondida no navio de um grande caçador de monstros marinhos e parte em uma aventura. A direção é de Chris Williams, que assina também "Operação Big Hero", enquanto o elenco de vozes originais (em inglês) traz nomes como Karl Urban, Dan Stevens e Jared Harris. Ainda que não chegue próximo do nível de longas clássicos de Disney e Pixar, "A Fera do Mar" entrega uma honesta e colorida diversão em família.
  • O que te faz sentir: energia, entusiasmo

Dicas do time do UOL

Toda semana você encontra aqui as indicações de colunistas e personalidades do UOL que conhecem muito de cinema e entretenimento. Não importa se é estreia ou clássico, sempre trazemos uma gama de sugestões de um time de craques.

Sugestão da Flávia Guerra:

MINHA VIDA EM COR-DE-ROSA

Minha Vida Cor-de-Rosa - Divulgação/Sony Classics - Divulgação/Sony Classics
Cena do filme "Minha Vida Cor-de-Rosa", de 1997
Imagem: Divulgação/Sony Classics
  • Assista ao trailer
  • Onde: grátis no Sesc Digital
  • O que tem de bom: O mês do Orgulho LGBTQIA+ acabou no calendário, mas a programação de filmes que trazem histórias com personagens que rompem as barreiras da questão da identidade de gênero continua. Além de já ser um clássico, "Minha Vida em Cor-de-Rosa" foi um filme que abriu muitas portas para se falar, nos idos de 1997, sobre crianças trans. Se o tema é delicado até hoje, há 25 anos o longa dirigido pelo belga Alain Berliner conseguiu, mesmo não sendo este o principal objetivo, causar polêmica. Não por acaso, levou o Globo de Ouro de Melhor Filme. O longa conta a jornada do pequeno Ludovico (ótimo George Du Fresne). Ele tem sete anos e se identifica como menina; acredita que Deus vai consertar o erro de ter mandado um cromossomo Y junto com o X e que um dia ele vai se tornar uma menina e ganhar o sonhado cromossomo X. É com olhar lúdico, colorido e bem-humorado que o filme nos coloca diante das questões que uma criança trans vive. Ao se deparar com Ludo vestido de princesa em uma festinha, com seus planos de se casar com o melhor amigo, refugiado no quarto cor-de-rosa, tanto a vizinhança quanto sua família ficam desorientados, surpresos, sem saber como lidar. Mas, aos poucos, nesta narrativa que não é fantasiosa, mas mesmo assim é cheia de poesia, as pessoas aprendem a entender Ludo e a sentir a tão sonhada empatia.

O cinema de Taika Waititi

O diretor de "Thor: Amor e Trovão", Taika Waititi, é uma das mais interessantes vozes do cinema atual. Depois de trabalhar em sua terra natal, a Nova Zelândia, o também ator, produtor e roteirista rompeu as fronteiras de seu país e alcançou Hollywood. Hoje, Waititi apresenta uma filmografia instigante, que trafega entre o cinema independente e os arrasa-quarteirão dos grandes estúdios, além de já ter um Oscar na estante.

Confira a seguir os longas-metragens do neozelandês que estão disponíveis para assistir no streaming brasileiro:


O QUE FAZEMOS NAS SOMBRAS

O QUE FAZEMOS NAS SOMBRAS - imagem - Divulgação/Mares Filmes - Divulgação/Mares Filmes
"O Que Fazemos nas Sombras" foi o primeiro sucesso internacional de Waititi
Imagem: Divulgação/Mares Filmes

  • Assista ao trailer
  • Onde: Na Looke ou para aluguel ou compra na Apple TV, Google Play, YouTube e Claro tv+
  • O que tem de bom: Ainda que tenha feito outros longas e curtas-metragens antes, foi "O Que Fazemos nas Sombras" que apresentou todos os predicados de Taika Waititi na direção. Ao lado do parceiro Jemaine Clement, o cineasta traz a hilária história do dia a dia de alguns vampiros na Nova Zelândia. Em formato de mockumentário (um documentário de mentirinha), o filme brinca com todos os clichês e regras das produções estreladas por essas criaturas da noite. Além de mandarem bem atrás das câmeras, Waititi e Clement interpretam os dois vampiros mais importantes da trama. Riso fácil.
  • O que te faz sentir: galhofa, animação

FUGA PARA A LIBERDADE

A INCRÍVEL AVENTURA DE RICK BAKER - imagem - divulgação/Sony - divulgação/Sony
Sam Neill, de "Jurassic Park", estrela "Fuga Para a Liberdade"
Imagem: divulgação/Sony

  • Assista ao trailer
  • Onde: Para aluguel ou compra na Apple TV, Google Play e YouTube
  • O que tem de bom: Aos poucos, Taika Waititi foi encontrando a sua voz, o seu estilo, enquanto cineasta. "Fuga Para a Liberdade" (também conhecido como "A Incrível Aventura de Rick Baker") já apresenta diversas dessas características, em uma história sobre um garotinho urbano fã de hip-hop (Julian Dennison) que se muda para a Nova Zelândia para viver na zona rural. Lá ele conhece um homem (Sam Neill), que passa a chamar de "tio", e ambos viram alvo de uma perseguição nacional em meio à floresta. Tudo isso é apenas a ponta do iceberg para um enredo envolvente, que fica entre o humor exagerado e uma mensagem emotiva.
  • O que te faz sentir: empolgação, coragem

THOR: RAGNAROK

Thor: Ragnarok - imagem - divulgação/Disney - divulgação/Disney
Waititi mudou os rumos do Deus do Trovão da Marvel em "Thor: Ragnarok"
Imagem: divulgação/Disney

  • Assista ao trailer
  • Onde: Disney+
  • O que tem de bom: Primeiro filme do Deus do Trovão da Marvel dirigido por Waititi. Em sua interpretação do personagem, o cineasta deixa de lado a pompa dos dois longas anteriores e investe em uma aventura divertida e colorida, usando o jeitão do Thor e de seu intérprete, Chris Hemsworth, para fazer humor. Na direção de arte, a produção resgata o visual quase psicodélico das HQs dos anos 1960. Com isso, "Thor: Ragnarok" finalmente acerta a fórmula do personagem nos cinemas, ditando o que seria feito com ele a partir dali.
  • O que te faz sentir: galhofa, empolgação

JOJO RABBIT

Jojo Rabbit - imagem - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
Em "Jojo Rabbit", Waititi também vive uma versão fictícia de Hitler
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: Star+
  • O que tem de bom: Já foram feitos inúmeros filmes sobre os horrores da 2ª Guerra Mundial. Porém, poucos abordam esse momento complicado da humanidade como "Jojo Rabbit". Pelos olhos de uma criança (indo, nesse sentido, ainda mais longe que Roberto Benigni em "A Vida é Bela"), Waititi nos mostra como era viver em meio ao ódio provocado pelo nazismo nos anos 1930 e 1940. Além do destaque para as ótimas atuações de Sam Rockwell, Scarlett Johansson, Roman Griffin David e Thomasin McKenzie, a produção apresenta o próprio Taika Waititi em uma versão ficcional de Adolf Hitler, que é criada na mente do protagonista. Um daqueles longas que provocam riso e lágrimas na mesma medida - não por menos, "Jojo Rabbit" venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
  • O que te faz sentir: horror, deboche

Há ainda dois longas-metragens que Waititi escreveu e dirigiu de forma independente na Nova Zelândia, mas que no momento não estão disponíveis no streaming brasileiro: "Loucos por Nada" (2007) e "Boy" (2010).

Filme de ação para fugir do convencional

HERÓI

Herói - divulgação/Miramax - divulgação/Miramax
O filme "Herói" tem uma paleta de cores estonteante
Imagem: divulgação/Miramax
  • Assista ao trailer
  • Onde: UOL Play e Paramount+
  • O que tem de bom: Na China, os wuxias (filmes de ação e fantasia, que a Marvel tentou copiar com "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis") são um sucesso - e "Herói" é um dos grandes exemplares desse gênero. Lançado em 2002 e estrelado por Jet Li, o longa se inspira nas chamadas "história de versões". Dessa forma, por meio de três interpretações diferentes para os mesmos acontecimentos, vemos como um guerreiro teria matado os três assassinos que desafiavam a vida do rei Qin. Tudo contado de forma extremamente bela, com coreografias de luta incríveis e uma fotografia estonteante. Além de Li, "Herói" conta com outros grandes nomes do cinema chinês, como Tony Leung, Zhang Ziyi, Maggie Cheung e Donnie Yen.
  • O que te faz sentir: admiração, coragem

* A disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso.