Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

'Lightyear' e 'Spiderhead' movimentam cinemas e streaming no feriadão

"Lightyear" chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 16 - Divulgação/Pixar
'Lightyear' chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 16 Imagem: Divulgação/Pixar

Renan Martins Frade

Colaboração para o UOL

16/06/2022 12h00

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (16) da newsletter Na Sua Tela. Na edição de estreia, destaques para 'Lightyear', 'Spiderhead' e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Inscreva-se para receber a newsletter semanalmente. Assinante UOL ainda tem 10 newsletters exclusivas.

"O que tem para ver?" Antigamente, a dúvida existia pela escassez do que assistir. Hoje, na era do streaming, a perspectiva se inverteu: não faltam filmes surgindo aqui e acolá, sejam eles novos ou antigos. Só que a pergunta continua válida, já que, com tanta opção, encontrar o que ver a seguir virou uma missão digna de Tom Cruise.

Afinal, quem nunca gastou as duas horas que tinha para assistir a um longa-metragem apenas para navegar no catálogo da Netflix - só para, no final, se pegar assistindo a "Friends" pela 987ª vez?

Não se preocupe! A partir de agora, o Na Sua Tela vai chegar às quintas-feiras com filmes fresquinhos nos cinemas e nas plataformas de streaming - além de destacar títulos que, mesmo mais antigos, merecem toda a sua atenção ou estão bombando por aí. Junto, a gente traz para você não só o que tem de bom em cada produção, mas também o que ele te fará sentir.

Isso tudo sem contar os nossos colunistas do UOL, que vão aparecer por aqui com suas próprias recomendações

Confira os destaques da primeira edição a seguir - e clique aqui para fazer a assinatura. Dessa forma, você receberá as nossas dicas diretamente na sua caixa de entrada do e-mail. É grátis.

O que tem de novo?

LIGHTYEAR

********

SPIDERHEAD

Spiderhead  - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Chris Hemsworth é uma das estrelas de "Spiderhead", da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: nesta sexta, 17, na Netflix
  • O que tem de bom: O novo filme da Netflix é um verdadeiro combo dos grandes sucessos do cinema em 2022. Afinal, traz o diretor (Joseph Kosinski) e a co-estrela (Miles Teller) de "Top Gun: Maverick" juntos com o protagonista de "Thor: Amor e Trovão" (Chris Hemsworth) em uma história que mistura suspense, ação e humor ácido - que, de bônus, coloca em pauta um dilema moral. No longa, que se passa em um futuro próximo, Hemsworth supervisiona uma série de experimentos feitos em presidiários. Tudo isso é colocado em jogo quando um deles (Teller) resolve se rebelar contra esse sistema para salvar uma outra presidiária.
  • O que te faz sentir: vulnerabilidade, desconforto

********

CIDADE PERDIDA

Cidade Perdida - imagem - Divulgação/Paramount Pictures - Divulgação/Paramount Pictures
Sandra Bullock, Channing Tatum e Brad Pitt são os destaques de "Cidade Perdida"
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

********

AMIGO SECRETO

Amigo Secreto - imagem - Divulgação/Amigo Secreto - Divulgação/Amigo Secreto
Os bastidores da Vaza Jato são o foco de "Amigo Secreto"
Imagem: Divulgação/Amigo Secreto

  • Assista ao trailer
  • Onde: nos cinemas
  • O que tem de bom: A Operação Lava Jato abalou as bases da política brasileira - e a divulgação das mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro e os integrantes da força-tarefa responsável por essas investigações abalaram a operação, no que ficou conhecido como "Vaza Jato". Três anos depois, o documentário "Amigo Secreto" (da diretora Maria Augusta Ramos, de "O Processo") relembra esses vazamentos a partir da perspectiva dos jornalistas envolvidos diretamente naqueles acontecimentos. Independente do seu espectro político, vale conferir - seja para concordar ou para discordar dos pontos de vista.
  • O que te faz sentir: decepção, desaprovação
  • Extra direto do Splash: Documentário da 'Vaza Jato' ignora hacker e foca em Moro e Lula

********

O PAI DA NOIVA

O Pai da Noiva - imagem - Reprodução/HBO Max - Reprodução/HBO Max
Andy García em papel que foi de Steve Martin em "O Pai da Noiva"
Imagem: Reprodução/HBO Max

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max
  • O que tem de bom: Você se lembra de "O Pai da Noiva", filme de 1991 como Steve Martin e Diane Keaton como hilários pais de uma jovem prestes a se casar? Mais de 30 anos depois, a história é revivida em um novo longa-metragem exclusivo da HBO Max. A diferença é que, além de atualizar a história, temos Andy García ("A Cidade Perdida") no papel que foi de Martin.
  • O que te faz sentir: alegria, carinho

********

CHA CHA REAL SMOOTH: O PRÓXIMO PASSO

Cha Cha Real Smooth - imagem - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
"Cha Cha Real Smooth" traz Dakota Johnson, famosa pela trilogia "Cinquenta Tons"
Imagem: Divulgação/Apple

  • Assista ao trailer
  • Onde: nesta sexta, 17, no Apple TV+
  • O que tem de bom: A Apple vem se tornando sinônimo de bons, ainda que poucos, filmes e séries. "Cha Cha Real Smooth: O Próximo Passo" é mais um longa-metragem nessa linha, com uma comédia romântica doce feita na medida para fazer o espectador se sentir bem. O elenco traz Dakota Johnson (de "Cinquenta Tons de Cinza"), aqui no papel de uma mulher mais madura pela qual um jovem animador de festas (Cooper Raiff, que é também o roteirista e o diretor) se apaixona.
  • O que te faz sentir: paixão, felicidade

********

PLEASURE

Pleasure - imagem - Divulgação/A24/MUBI - Divulgação/A24/MUBI
"Pleasure" aborda a indústria de filmes adultos
Imagem: Divulgação/A24/MUBI

  • Assista ao trailer
  • Onde: nesta sexta, 17, na MUBI
  • O que tem de bom: Este é um daqueles filmes polêmicos. Conta a história de uma jovem sueca que deixa seu país natal e vai viver em Los Angeles, EUA, em busca de um grande sonho: se tornar uma estrela pornô. A partir disso, o longa-metragem provoca o espectador e revela o que existe por trás daquele nada inocente vídeo que vemos na aba anônima do navegador.
  • O que te faz sentir: excitação, aversão

Dicas do time do UOL

Toda semana vamos reunir indicações de colunistas e personalidades do UOL que conhecem muito de cinema e entretenimento. Não importa se é estreia ou clássico, aqui você terá uma gama de sugestões de um time de craques. Vamos lá!

Sugestão do Roberto Sadovski

MESTRE DOS MARES: O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO

Mestre dos Mares - imagem - Divulgação - Divulgação
Russell Crowe em cena de "Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo" (2003)
Imagem: Divulgação

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Muita gente achou que "Mestre dos Mares" seria mais uma aventura nos sete mares a exemplo de "Piratas do Caribe", lançado no mesmo ano. A verdade é que o filme com Johnny Depp não amarra os cadarços dessa obra-prima de Peter Weir, que condensa três livros do escritor Patrick O'Brian. Durante as guerras napoleônicas, o capitão Jack Aubrey (Russell Crowe) persegue uma fragata francesa de poder bélico superior em um jogo de astúcia e estratégia. "Mestre dos Mares" navega suave no quesito ação, mas sua verdadeira batalha naval é a exploração de homens que dedicavam sua vida a desbravar o desconhecido.

Na sua tela depois de "Arremessando Alto"

"Arremessando Alto", novo filme de Adam Sandler, é um sucesso na Netflix. Na produção, o ator usa as suas capacidades cômicas para protagonizar uma história que, por mais que seja sobre basquete, traz aqueles clássicos elementos de superação com os quais todos nós nos identificamos. Ainda não viu? Clique aqui para conferir.

Se você gostou do longa-metragem e quer continuar no clima da NBA ou conferir um outro trabalho elogiado do ator, temos duas sugestões para você:

HIGH FLYING BIRD

High Flying Bird - Netflix - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
"High Flying Bird" traz um olhar mais cínico para a NBA
Imagem: Reprodução/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Outro filme que utiliza os bastidores da NBA para construir a sua história, "High Flying Bird" tem a direção de ninguém menos que Steven Soderbergh (de "11 Homens e um Segredo") e foi, curiosamente, todo filmado com iPhones. A história é sobre um agente de jogadores (vivido por André Holland, de "Selma") que precisa buscar novas oportunidades para um de seus agenciados durante um locaute provocado pelos donos dos times. Com isso, ele acaba entrando nos meandros políticos e financeiros do esporte.
  • O que te faz sentir: incerteza, cinismo

********

EMBRIAGADO DE AMOR

Embriagado de Amor - imagem - Reprodução - Reprodução
"Embriagado de Amor" é um dos pontos altos da carreira de Adam Sandler
Imagem: Reprodução

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max
  • O que tem de bom: Um dos melhores filmes da carreira de Adam Sandler - onde, assim como em "Arremessando Alto", as qualidades do ator para fazer humor são bem empregadas, ajudando a criar uma identificação com o espectador. Aqui Sandler vive um homem solitário e tímido que finalmente se apaixona - o que é o ponto de partida para uma série de confusões.
  • O que te faz sentir: amor, alegria

Para curtir com as crianças no feriadão

FESTA NO CÉU

Filme Festa no Céu - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

  • Assista ao trailer
  • Onde: Disney+
  • O que tem de bom: A cultura mexicana é uma das mais interessantes e fascinantes do mundo - principalmente em relação à maneira como enxerga a morte. De forma mais pertinente até do que "Viva: A Vida é uma Festa", "Festa no Céu" toca justamente nesse ponto a partir das comemorações do Día de Muertos. O filme animado é dirigido por um mexicano, Jorge R. Gutierrez, e produzido por ninguém menos que Guillermo del Toro (de "A Forma da Água"), o que ajuda muito nessa abordagem cultural. Dessa forma, temos uma história bela, envolvente, e que introduz um assunto delicado para os pequenos - a morte - de forma bela e delicada.
  • O que te faz sentir: amor, carinho

********

Novo canal de filmes no UOL Play

UOL Play lança no Brasil o novo canal Sony Movies; saiba mais

Clique aqui para acessar, conhecer e assinar o UOL Play