Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Por que Zé Leôncio é um dos piores pais do mundo?

Jove (Jesuita Barbosa), José Leôncio (Marcos Palmeira), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto) em 'Pantanal'
Jove (Jesuita Barbosa), José Leôncio (Marcos Palmeira), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto) em 'Pantanal'
Globo/João Miguel Júnior

De Splash, no Rio

12/06/2022 04h00

Não é fácil ser filho de Zé Leôncio em "Pantanal". Desde o início da novela, internautas apontam comportamentos tóxicos do personagem interpretado por Marcos Palmeiras, sobretudo, em relação à paternidade de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).

Pensando nisso, Splash traz sete exemplos para mostrar que o fazendeiro do Pantanal é um péssimo pai.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

1) Estimula competição entre os filhos

A última novidade é a que Zé Leôncio propôs uma disputa entre os filhos Jove, Tadeu e José Lucas. Durante a festa montada para celebrar o aniversário de Jove, Zé Leôncio anunciou que não ofereceria novamente ao jovem a sela de prata, que pertenceu ao seu pai.

Ele só vai entregar o item deixado de herança pelo avô dos rapazes a quem vencer uma "raia" (corrida) de cavalos. A proposta do dono da fazenda gerou controversas e críticas ao personagem nas redes sociais.

2) Nunca visitou Jove

Jove cresceu acreditando que seu pai estava morto, mas Zé Leôncio sabia onde poderia encontrar o filho: na casa de sua avó, Mariana (Selma Egrei), no Rio, onde o jovem cresceu ao lado da mãe e da tia. Ele optou por somente pagar a pensão e nunca visitar o filho pessoalmente.

Continua depois da publicidade

3) Escolheu nome do filho sem consentimento da mãe

Após o nascimento do filho com Madeleine (Karine Teles), o ainda jovem fazendeiro peitou a então parceira e batizou a criança com o nome de seu pai, Joventino, ainda que ela não quisesse.

4) Filho preferido?

José Lucas de Nada chegou há pouco tempo à fazenda, mas Zé Leôncio já parece demonstrar preferência pelo "filho bastardo", o seu primogênito. Essa predileção pode ser explicada por haver maior identificação do fazendeiro com o peão recém-chegado, em comparação aos outros filhos.

Não aceita os gostos de Jove

Desde que reencontrou Jove, Zé Leôncio não aceita as preferências do filho que cresceu no Rio, se tornou vegano e não aprendeu a montar. Mesmo depois dele aprender a subir em um cavalo, o pai segue criticando os gostos do filho.

Trata os filhos de maneira diferenciada

Enquanto Jove foi criado com seu apoio financeiro, mas sem apoio emocional, Tadeu sempre esteve por perto, mas nunca teve regalias, nem carinho do pai. Ele, aliás, sempre dormiu e fez refeições com os peões da fazenda de Ze Leôncio.

Continua depois da publicidade

Nunca registrou Tadeu

Tadeu, inclusive, foi chamado por muito tempo de "afilhado" e nunca foi registrado por Zé Leôncio, que tem uma relação amorosa com Filó (Dira Paes) — que também não é oficializada.

Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Na verdade, Tadeu não é filho de Zé Leôncio. Essa informação será revelada apenas em um capítulo futuro, no qual Filó fará desabafo a sua Santa: "Ocê inventou que o Tadeu era dele quando a dona Madalena levou o filho dele embora daqui e deixou ele aqui, naquela amargura de fazer dó", desabafa.

João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo