Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Afinal, quem são os filhos de Zé Leôncio em 'Pantanal'?

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

06/06/2022 04h00

O passado e o coração de Zé Leôncio em "Pantanal" foram marcados por algumas aventuras que lhe renderam os seus herdeiros.

Na novela, o fazendeiro interpretado por Marcos Palmeira é pai de Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos), além de sempre ter sido reconhecido como o pai de Tadeu (José Loreto). Mas, afinal, quem realmente são os filhos de Zé?

trgrtg - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Jove ( Jesuita Barbosa )
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Jove

O menino foi fruto do romance entre Zé Leôncio e Madeleine, que acabou morta em um desastre aéreo. O fazendeiro conheceu a mulher em uma viagem ao Rio e a levou para o Pantanal, mas a moça não se adaptou à vida fora da cidade e voltou para a capital fluminense.

Zé e Jove passaram mais de 20 anos sem se encontrarem e vivem uma relação conflituosa, marcada pelo choque de costumes, desde que retomaram contato.

rthtr - Divulgação/ Globo  - Divulgação/ Globo
José Lucas de Nada (Irandhir Santos) e José Leôncio (Marcos Palmeira)
Imagem: Divulgação/ Globo

José Lucas de Nada

O filho mais velho de Zé Leôncio foi fruto da perda de sua virgindade com uma prostituta, ainda na adolescência. O menino foi criado pela mãe sem saber nada sobre sua origem ou informações sobre seu pai.

Já adulto, José Lucas finalmente descobre que é filho de Zé Leôncio e que também tem direito a fortuna do pai.

trgrtt - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Os personagens Tadeu (José Loreto) e Jove (Jesuíta Barbosa) em cena de Pantanal
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Tadeu

Antes de Madeleine, Zé Leôncio se envolveu com Filó. Quando ela apareceu grávida e disse que esperava um filho dele, Zé permitiu que ela passasse a morar na fazenda, mas pediu que ela não contasse a ninguém que ele era o pai do bebê.

Tadeu é criado como um afilhado de Zé Leôncio e é o mais interessado em dar continuidade ao legado dele no Pantanal. O peão, no entanto, descobrirá que não é filho biológico do fazendeiro.

Em um desabafo com sua Santa, Filó confessará que Tadeu não é filho de Zé. "Ocê inventou que o Tadeu era dele quando a dona Madalena levou o filho dele embora daqui e deixou ele aqui, naquela amargura de fazer dó", desabafa.