Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Pantanal': Quem é José Lucas de Nada, o novo personagem de Irandhir Santos

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

16/05/2022 04h00

Desde quando Joventino (Irandhir Santos) desapareceu pelas terras do Pantanal lá na primeira fase da novela, seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), não deixou de acreditar que um dia reencontraria o pai. De certa forma, é isso que acontece com a chegada de mais um dos filhos do fazendeiro: José Lucas de Nada.

Novamente interpretado por Irandhir Santos, José Lucas é filho da prostituta Generosa (Giovana Cordeiro), com quem José Leôncio perdeu a virgindade ainda no primeiro capítulo da novela. Ele tem o sobrenome "de Nada" justamente porque sua mãe, que já estará morta na fase atual, não sabia quem era o pai da criança.

Na primeira versão da novela, que foi ao ar em 1990 na Rede Manchete, José Lucas era interpretado por Paulo Gorgulho, que antes tinha vivido a versão mais jovem de José Leôncio. Agora, embora o retorno de um ator da primeira fase seja mantido com algumas diferenças, o simbolismo é o mesmo, já que a fisionomia do personagem será importante para que o público entenda o seu parentesco.

Na trama atual, o rapaz que leva a vida como caminhoneiro chega à trama já levando um golpe. Criado por Jacutinga (Glaucia Rodrigues), a quem trata como avó, ele é descrito como uma pessoa de bom coração e muito simples, que ganha a vida honestamente.

Em sua primeira aparição na novela, ele oferece carona para uma moça na estrada, e acaba sendo assaltado por ela e dois comparsas. Eles levam tudo o que o rapaz tinha.

Na tentativa de recuperar seus pertences e fazer justiça, José Lucas vai parar até mesmo no Paraguai, mas eventualmente sai sem rumo e cai no Pantanal, onde encontra-se com o pai e tem todo o seu destino mudado.

José Lucas (Irandhir Santos) adentra a currutela. Barbudo, maltrapilho, duas semanas na estrada. Ele conta a Jacutinga (Glaucia Rodrigues) que foi roubado. - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Lucas (Irandhir Santos) adentra a currutela. Barbudo, maltrapilho, duas semanas na estrada. Ele conta a Jacutinga (Glaucia Rodrigues) que foi roubado.
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Ao ver José Lucas, o fazendeiro irá se apavorar tamanha a semelhança do recém-chegado com seu próprio pai. A partir disso começará a ficar claro que trata-se de um terceiro filho do "rei do gado".

A trama se repete?

Tudo indica que José Lucas chega para dar trabalho. Ele se interessa por Juma (Alanis Guillen), embora ela tenha uma relação com o seu irmão mais novo, Jove (Jesuíta Barbosa). Ao longo dos capitulos, José Lucas deve se aproveitar de alguns desentendimentos do casal para aproximar-se da "filha da onça".

Mesmo assim, na versão original, o seu final é com Irmã (Camila Morgado), a irmã mais velha de Madeleine (Karine Telles) que nutria uma paixão por Zé Leôncio. Os dois criam juntos o filho que ela tem com Trindade (Gabriel Sater).